Header Ads


CONACS faz 1ª. faz convocação em defesa da Insalubridade em 40%, Aposentadoria Especial e Desprecarização.

        Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS — Foto/Reprodução.
 
CONACS faz 1ª. faz convocação em defesa da Insalubridade em 40%, Aposentadoria Especial e Desprecarização.
Publicado no JASB em 22.março.2023. Atualizado em 25.março.2023.           

Grupos no WhatsApp A direção da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde esteve reunida do dia 15 ao dia 18 de março, realizando os seus planejamentos, visando estabelecer a melhor estratégia para atingir os objetivos das pautas prioritárias para os agentes comunitários de saúde (ACE) e de combate a endemias (ACE) de todo o Brasil.
-
-
Ontem, Ilda Angélica Correia, presidente da Confederação, fez uma Convocatória Geral. A direção da instituição que representa os ACS e ACE a nível nacional deferiu a realização da Primeira Grande Mobilização Nacional em defesa dos interesses das duas categorias. 

A Mobilização ocorrerá em Brasília, nos dias 8, 9 e 10 de maio. O objetivo é a regulamentação da Aposentadoria Especial, elevar o Adicional de Insalubridade ao grau máximo e pela desprecarização do vínculo dos agentes (confira a fala de Ilda no vídeo abaixo!).

Aposentadoria Especial

A Emenda Constitucional 120/2022 garante a Aposentadoria Especial aos agentes comunitários e de combate às endemias, contudo, o texto da Emenda precisa ser regulamentado. Já há um Projeto de Lei visando garantir tal regulamentação, ou seja, buscando estabelecer uma lei que garanta os 100% da Aposentadoria das duas categorias. A finalidade é que os agentes se aposente recebendo o mesmo salário dos agentes da ativa. Atualmente o ACS e ACE recebem apenas um salário mínimo na aposentadoria. 

Adicional de Insalubridade ao grau máximo

A Emenda 120/2022 também garante Adicional de Insalubridade, contudo, não estabelece em qual grau. Assim sendo, também é necessário que uma Projeto de Lei regulamente o grau máximo, ou seja, em 40% para todos os agentes comunitários e de combate às endemias. A base de cálculo deve ser sobre os 2 salários mínimos. Hoje essa insalubridade seria R$ 1.041,60 (pouco mais de um mil e quarenta e um reais e sessenta centavos).
-
-
Vídeo da Convocatória da Presidente da CONACS:

 
Desprecarização do vínculo dos agentes

Como é de conhecimento geral, contrariando o que prevê a legislação do país, muitos municípios insistem em contratar irregularmente agentes comunitários e de combate às endemias. Fazem contratos temporários e de qualquer forma. Os casos são os mais absurdos possíveis. Visando garantir o direito dos ACS e ACE a uma estabilidade plena nos vínculos desses agentes, a Confederação Nacional buscará uma saída que garanta o direito das duas categorias, acabando com o sofrimento que é mantido pelas maus gestores municipais.

A CONACS precisa de cada ACS e ACE

A Confederação Nacional não pode fazer nada sozinha. Ela precisa da participação de cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias para fazer a diferença. É importante que todos os interessados nas pautas descritas acima sejam protagonista da mudança que desejam.  
-
-
Nota da CONACS

Atenção ACS'S E ACE'S de todo Brasil, a CONACS esteve reunida com os seus líderes em Itaboraí, Rio de Janeiro, dos dias 15 ao 18 de março de 2023, em reunião ampliada de diretores e lideranças filiados. O objetivo foi planejar as suas ações, atividades e trabalhos para elencar as prioridades de luta em 2023.  

Uma plenária qualificada de nível altíssimo contou na abertura com representantes do Ministério da Saúde e da presidência da república, além da Central Sindical CSB. 17 estados presentes,  representados por suas lideranças das Federações, Associações e Sindicatos onde decidiram dentre muitos outros pleitos priorizar a regularização dos artigos do texto da Emenda 120: aposentadoria especial como prioridade número 1, seguidas pela regulamentação do grau máximo de insalubridade para toda categoria e um texto legislativo que garanta o recurso da parcela extra adicional bem como o processo de desprecarizacão dos vínculos dos ACS e ACE e muitas outras pautas que foram apresentadas e serão trabalhada e acompanhada pela CONACS DE FORMA INTENSA E RESPONSÁVEL. 

A CONACS Trabalha O PLANEJAMENTO COMO ARMA PRINCIPAL para que possamos continuar atingindo objetivos da categoria . A CONACS DEIXA REGISTRADO A PRIMEIRA GRANDE  MOBILIZAÇÃO PARA MAIO onde os trabalhos de fato Começarão EM BRASÍLIA.
Fique ligados em nossas redes sociais.
-
-
Divulguem e compartilhem para o fortalecimento de nossas lutas, avanços e conquistas.

Você faz parte desta construção.

A união faz a força!

VEJA TAMBÉM:
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.