Header Ads


Agentes de endemias serão usados para identificar sinais de violência.

        Agentes de combate às endemias deverão identificar sinais de violência durante suas visitas de rotina.   —  Foto/Reprodução.
 
Agentes de endemias serão usados para identificar sinais de violência.
Publicado no JASB em 14.março.2023. Atualizado em 24.março.2023.           

Grupos no WhatsApp Equipe de agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) participou de uma iniciativa importante promovida pelo Núcleo de Proteção à Vítima de Violência (Nupav).
-
-
O evento ocorreu no auditório da Defensoria Pública Estadual do Estado do Tocantins (DPE-TO) na manhã de quinta-feira, 9, e teve como objetivo capacitar esses profissionais para identificar sinais de violência durante suas visitas de rotina e denunciá-los nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Além de desempenharem um papel fundamental no combate a doenças, os agentes de endemias também podem atuar como aliados na proteção e assistência às vítimas de violência, contribuindo para uma sociedade mais justa e segura. 

Cícero Vanderlei da Silva, agente de endemias com mais de 20 anos de experiência na área, é ciente da importância desse treinamento para a equipe, que segundo ele, agora está mais preparada para identificar e relatar casos de violência.

De acordo com Leyssane Marta Ayres Arruda, coordenadora do NUPAV, a capacitação dos agentes de Combate a Endemias é de extrema importância, uma vez que esses profissionais podem ter um papel fundamental na identificação e prevenção de situações de violência contra a mulher. 
-
-
Os agentes de Combate a Endemias são profissionais de saúde que têm contato direto com a população e, muitas vezes, são os primeiros a identificar sinais de violência”.

A coordenadora ressalta que é essencial que os agentes estejam capacitados para agir de forma adequada e encaminhar as vítimas para a Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência. 

"Ao capacitar esses profissionais, estamos garantindo que as vítimas recebam o atendimento adequado e que possam contar com um suporte especializado para lidar com a violência", explica Leyssane.

Outras ações

O Nupav promoveu nesta quarta-feira, 8, uma ação descentralizadora na Unidade de Saúde da Família (USF) Laurides Lima Milhomem, no Jardim Aureny III, às 19 horas, com o apoio dos servidores da unidade.

No evento, as mulheres tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, fazer denúncias e receber outros serviços. 
--
-

Também houve uma roda de conversa para refletir sobre a importância da denúncia e sobre a violência em si. Dessa forma, o evento ofereceu uma oportunidade única para as mulheres receberem apoio e orientação especializados sobre como lidar com situações de violência. 

Prefeitura de Palmas


Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
-
-
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.