Header Ads


Várzea Grande entrega novos kits e uniformes para os agentes de combate a endemias

        Agentes de combate às endemias comemoram o recebimento dos kits de  material para o trabalho.   —  Foto/Reprodução.
 
Várzea Grande entrega novos kits e uniformes para os agentes de combate a endemias
Publicado no JASB em 14.fevereiro.2023.

Grupos no WhatsApp O Kit é formado por uniformes especiais, tênis, boné, bolsa de lona, protetor solar, calculadora eletrônica, materiais de papelaria.
-
-
Figurando desde 2019 com níveis em constante queda na proliferação de doenças endêmica (Dengue, Zika Vírus, Chikungunya) e em menores índices que a grande maioria das cidades de Mato Grosso e do Brasil, graças a realização de medidas de contenção como bloqueios sanitários, medidas educativas como ações de visita casa-a-casa com orientação em saúde e principalmente com a eliminação de focos detectados, Várzea Grande (MT) quer avançar ainda mais, tanto que após enquadrar os Agentes de Combates a Endemias, conforme a Lei Federal, entregou Kits de uniformes e materiais para fomentar o trabalho destes profissionais tão essenciais no dia-a-dia da cidade.

Os Kits com uniformes e materiais necessários ao bom desempenho da função dos Agentes de Combate às Endemias tem a função de primeiro resguardar a segurança tanto da população que pode abrir seu imóvel para receber a fiscalização como do próprio servidor público ou agente de endemia que necessita do aparato para estar protegido. Fora isto, o simples uso da calculadora eletrônica se demonstra essencial para que os Agentes de Combate às Endemias possam mensurar a quantidade de larvicida a ser aplicado nos focos eliminando os mesmos sem riscos para a saúde humana.

“O servidor público tem um papel decisivo na Gestão Pública, pois sua missão é a de servir a sociedade. E o meu compromisso enquanto gestor é o de reconhecer a sua importância entregando políticas públicas também para os nossos colaboradores. Todos têm um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento de nossa cidade, através de realização de serviços essenciais e relevantes aos várzea-grandenses”, disse o prefeito Kalil Baracat, no Centro de Zoonoses, durante a entrega de 135 Kits-Uniformes aos Agentes de Combate às Endemias da Saúde Pública Municipal.
-
-
Em sua conversa com os servidores, o prefeito Kalil Baracat, destacou a importância de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores que atuam no combate de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Ele também enfatizou que os agentes são o elo entre a comunidade e a secretaria municipal de Saúde, no caso o Poder Executivo.

Kalil Baracat lembrou de um simples benefício colocado nos Kits entregues aos Agentes de Combates de Endemias, além dos uniformes e equipamentos, o protetor solar, essencial para aqueles que ficam dia após dia de sol a sol trabalhando em prol da população e estando diretamente sob a influência do calor comum em Mato Grosso.

Queremos a união de todos os servidores, e que todos tenham em cada local de trabalho condições para que exerçam suas funções com excelência e contribuam para a qualidade da saúde pública e consequentemente da vida das pessoas. Vocês realizam um trabalho fundamental que merece ser valorizado. Por isso, a Administração trabalha arduamente para a melhoria das políticas públicas aos servidores em geral”, salientou o prefeito.

O kit é formado por uniformes que variam entre os profissionais de acordo com a função de cada um, pois quem fiscaliza os Pontos Estratégicos (P.E.) tem uniformes ainda melhores, par de tênis, boné, bolsa de lona, protetor solar, calculadora eletrônica, materiais de papelaria, fita métrica, prancheta, máscara de proteção facial, entre outros itens.
-
-
De acordo com o secretário municipal de Saúde Gonçalo Barros, seguindo a mesma linha do prefeito Kalil Baracat, que é o de oferecer melhores condições de trabalho, para aqueles que defendem a população e a cidade de doenças e epidemias diariamente é fundamental.

“O Kit composto de uniforme e materiais será fundamental para o serviço realizado por todas as equipes, pois o conteúdo deles contribui para a segurança da população e dos agentes durante suas atividades diárias. Com calçados, protetor solar, roupas adequadas, além de tê-los identificados e padronizados faz parte da gestão saúde que queremos apresentar, um modelo de organização para que os usuários que recebem os agentes, em suas casas, tenham segurança e reconheçam quem são profissionais que oferecem serviços. 

A gestão do prefeito Kalil Baracat está sendo uma gestão que tem valorizado o servidor, em todas as categorias, reconhecendo a importância de todas elas, principalmente vocês que estão na ponta, de casa em casa, nos bairros e nas áreas rurais, captando, cuidando, prevenindo e orientando a população, sobre como evitar doenças epidemiológicas”, disse.

        Os kits oram entregues aos agentes com a participação do prefeito Kalil Baracat (lado esquerdo).   —  Foto/Reprodução.

O prefeito Kalil Baracat agradeceu a todos os servidores presentes no ato de entrega.  “Eu sou grato a vocês, agentes de endemias, por todo empenho e dedicação. Nós reconhecemos que vocês trabalharam em um momento crítico, durante dois anos, se expondo muito no contágio da covid-19, além de se submeterem também a outras doenças endêmicas. 
-
-
Vocês agentes de endemias são guerreiros que estão na linha de frente para salvar a vida dos outros, o que vocês fazem é um ato de mérito para a Gestão, além de estarem salvando vidas, vocês estão expondo a vida de vocês, por isto recebem todo o apoio do Poder Executivo para que também estejam seguros”, expressou.

Gonçalo de Barros explicou para o prefeito sobre as atividades dos agentes no seu dia a dia estão bem equipados e terão o reconhecimento da sociedade, para entrar nas casas e realizarem seus serviços. 

“Os agentes realizam trabalhos externos indo até os locais para verificar se não existem problemas que possam trazer doenças para a população. Uma das atividades bastante conhecidas é verificar se não existe água parada, e, dessa forma impedir que o mosquito transmissor de doenças, como a Dengue, se prolifere. Nesse sentido, o uniforme é muito importante para a identificação do profissional”, relata ele.

Gonçalo destacou ainda que a entrega representa um momento especial porque estes profissionais são de relevante importância para comunidade. 

“Queremos o melhor para os nossos agentes, por isso, estamos sempre buscando investimentos que promovam o bem-estar e beneficiem melhores condições de trabalho, o que refletirá em uma prestação de serviço de mais qualidade à população. Ressalto que o trabalho deles é de grande importância para as comunidades da nossa cidade”.
--
-
As agentes de endemias, Meire Rosa da Silva, 16 anos de atuação, Cleonice de Arruda Amorim, 24 anos de atuação e Cristiana Carvalho da Cruz, 21 anos de atuação, que receberam os Kits das mãos do Prefeito Kalil Baracat e do secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, comungam da mesma ideia.

Agora nós estaremos mais bem identificadas pelos moradores, passando mais confiança para a população, afinal nós atuamos de forma que é necessário adentrar nas residências, e identificados da maneira certa, vamos conseguir passar uma maior segurança durante a fiscalização. 

Nós vistoriamos residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Fazemos inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados. Aplicamos larvicidas e inseticidas. A população vai se sentir mais segura, com a identificação. O nosso Kit tem a logomarca da prefeitura, o que facilita em muito nosso trabalho. Os nossos agradecimentos ao prefeito por esta ação, que vai nos ajudar e muito no exercício dos nossos trabalhos.”, disseram elas.

-
-
 
Saúde com Agente: Lista  das cidades que entregaram os kits do Programa.

        A entrega dos kits do Programa Saúde com Agente aos alunos faz parte da pactuação entre os gestores e o Ministério da Saúde.   —  Foto/Reprodução.

Estamos realizando a primeira Pesquisa Nacional sobre os municípios que já entregaram os kits do Programa Saúde com Agente aos alunos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. A pesquisa tem o objetivo de identificar as cidades que já entregaram os kits. Para participar da Pesquisa, clique aqui!
-
-
Saiba agora quais as cidades que já entregaram o kits do Saúde com Agente:

Faz parte dos kits - Os alunos devem receber camisas, jalecos, coletes, mochilas, boné com proteções, além de equipamento necessários para o desenvolvimento do curso: esfigmomanômetro digital, oxímetro e glicosímetro.

Lista das cidades que já realizaram a entrega (Lista será atualizada diariamente):

Belo Monte, Alagoas;  

Pintadas, Bahia;  

Picuí, Paraíba;

Tracunhaém, Pernambuco;

Ribeirão Vermelho, Minas Gerais;

Dom Feliciano, Rio Grande do Sul;
-
-
São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul;

Vera Cruz, Rio Grande do Sul;

Chapada dos Guimarães, Mato Grosso;

Recife, Pernambuco;

Brejo, Maranhão;

Araruama, Rio de Janeiro;

Mirabela, Minas Gerais;

Borda da Mata, Minas Gerais;

Contagem, Minas Gerais;

Igreja Nova, Alagoas;

Campo Formoso, Bahia (apenas um colete e o chapéu)

Vazante, Minas Gerais;
-
-
Santa Inês, Paraíba;

Montes ClarosMinas Gerais;

Santana do Paraíso, Minas Gerais;

Oiapoque, Amapá;

Paranavai, Paraná;

Santana dos Garrotes, Paraíba;

Ituporanga, Santa Catarina;

Apuí no Amazonas (Amazonas);

Pugmil, Tocantins;

Tartarugalzinho, Amapá;

Varjota, Ceará;

Birigui, São Paulo;

Duque de Caxias, Rio de Janeiro (bolsa, boné, jaleco e colete);
-
-
Cravinhos,  São Paulo;

Barra de São Francisco, Espirito Santo;

Novo repartimento, Pará;

Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro;

Toledo, Paraná;

Brejinho de Nazaré, Tocantins;

Seara,  Santa Catarina;

Santarém Novo, Pará;

Caraá, Rio Grande do Sul 

Indaiatuba, São Paulo;
-
-
Nilópolis, Rio de Janeiro;

Barbacena, Minas Gerais;

Itapecuru Mirim, Maranhão. 

Igarapé-açu, Pará;

Beberibe, Ceará;

Cerro Largo, Rio Grande do Sul;

Pombal, Paraíba;

São Luís de Montes Belos, Goiás;

* Se a sua cidade fez a entrega e não está nesta lista, por favor, nos envie as informações. Clique aqui para enviar!

* Atenção! Se a sua cidade está nessa lista e ainda não fez a entrega dos kits, por favor, nos informe! Clique aqui para informar.

Observação: os dados acima foram repassados de forma voluntária pelos ACS e ACE das respectivas cidades. Mais uma vez, obrigado!
-
-
Informações sobre o material e equipamentos a serem entregues:

1. Como realizar a compra de materiais e equipamentos?

As despesas para a aquisição de materiais e equipamentos deverão ser efetuadas conforme as exigências legais requeridas a quaisquer outras
despesas da Administração Pública.
Vale destacar que, de acordo com os normativos, são contrapartidas do gestor:

Equipamentos: medidor de pressão arterial automático de braço, oxímetro e glicosímetro (enfatiza-se que muitos municípios já possuem
esses equipamentos e apenas precisam garantir o acesso dos ACS matriculados no curso a esses equipamentos);

Kits de uso individual aos ACS e aos ACE: colete, mochila impermeável e boné de abas largas.

Ressalta-se que o incentivo financeiro previsto na portaria 1981 de 28/06/2022 tem como objetivo apoiar as ações do Programa e que, conforme o Edital nº 2, de 28 de janeiro de 2022, inserem-se, no rol de despesas, com finalidade pedagógica: despesas relacionadas à aquisição de dispositivos/ferramentas que facilitem o processo de ensino e aprendizagem; uso e manutenção de bens e serviços necessários ao funcionamento do ensino; e aquisição de material didático e material de escritório (papel, lápis, borracha, caderno,
canetas, grampos, colas, fitas adesivas, cartolinas, água, produtos de higiene e limpeza etc.)
-
-
2. Quando sairá a portaria de repasse?

A portaria 1981 foi publicada no dia 28/06/2022. Ressalta-se que este é um incentivo financeiro de adesão para apoiar as ações do Programa e que esse repasse não estava vinculado ao início dos cursos. Ou seja: os cursos poderiam ser iniciados antes mesmo de o repasse ser efetuado.

3. O aparelho de pressão precisa ser automático?

Sim. Essa informação consta do Termo de Adesão do Edital nº 1, de 28 de abril de 2021, na letra "d" do item 11, referente às obrigações do parceiro aderente, da cláusula segunda.

4. É necessário pedir o material ou este será enviado automaticamente?

O Ministério da Saúde não disponibilizará nenhum material/equipamento aos municípios no âmbito do Programa Saúde com Agente.
-
-
Ressalta-se que, de acordo com os normativos do Programa, são contrapartidas do gestor:

- equipamentos: medidor de pressão arterial automático de braço, oxímetro e glicosímetro (enfatiza-se que muitos municípios já possuem esses equipamentos e apenas precisam garantir o acesso dos ACS matriculados no curso a esses equipamentos);

Kits de uso individual aos ACS e aos ACE: colete, mochila impermeável e boné de abas largas.

5. O pedido de material deve ser feito para todos os ACS e ACE ou somente para os que irão fazer o curso?

Os kits de uso individual devem ser garantidos aos ACS e ACE participantes dos cursos. Quanto aos equipamentos (medidor de pressão, glicosímetro e oxímetro), o acesso a eles deve ser garantido aos ACS participantes do curso.

-
6. A verba é destinada para a compra de esfigmomanômetros, oxímetros, glicosímetros e colete ou esse material deverá ser disponibilizado pelos municípios?

Não. O incentivo financeiro que será repassado pelo Fundo Nacional de Saúde é para apoiar as ações do Programa. A título de contrapartida, os municípios precisam garantir:

- o acesso dos Agentes Comunitários de Saúde participantes do curso aos seguintes equipamentos: esfigmomanômetro, oxímetro e glicosímetro;

kits de uso individual aos ACS e aos ACE: colete, mochila impermeável e boné de abas largas.

Confira o vídeo, orientando como proceder para identificar o valor repassado ao seu município para aquisição dos referidos kits: 

-
-
Saúde com Agente: entrega de kits segue acelerado em diversos municípios.

        Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do Saúde com Agente estão recebendo os kits do Programa.   —  Foto/Reprodução.
 
Os alunos participantes do Programa Saúde com Agente questionaram a falta de entrega dos kits, que deveria ser entregues antes das eleições passadas e, felizmente, muitos municípios passaram a realizar a entrega do material. Confira as informações do JASB!

A cidade de Belo Monte fez a entrega dos kits

Agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde do município de Belo Monte forma beneficiados com uniformes e outros equipamentos que fazem parte dos kits do Programa Saúde com Agentes, conforme informações acessadas pelo editorial do JASB.

        Os agentes comunitários.   —  Foto/Reprodução.

Os equipamentos foram Equipamentos foram entregues ontem, quinta-feira (09/02).

A prefeitura de Belo Monte por meio da secretaria municipal de Saúde (SMS) realizou a entrega de uniformes para agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, em uma ação que valoriza os profissionais que atuam na prestação desse serviço à comunidade do município. 
-
-
A solenidade foi acompanha pelo prefeito Dalminho, o vice Avaninho Feitosa e a secretária de Saúde, Chirley Rocha.

Os profissionais receberam camisas, jalecos, coletes, mochilas, boné com proteções, além de kits necessários para o desenvolvimento do curso Saúde com a gente, esfigmomanômetro digital braço, oxímetro e glicosímetro.

Segundo informações da gestão municipal, o material foi adquirido  através de emendas do ex-deputado federal Nivaldo Albuquerque. Segundo a prefeitura, essa ação reforça o compromisso da atual gestão em valorizar uma categoria que atua diretamente na melhoria da saúde da população.

Tudo o que você precisa saber sobre a entrega dos kits 

        A distribuição dos kits do Programa Saúde com Agente tem ocorrido, desde o final do ano passado. —  Fotomontagem: JASB/Samuel Camêlo.

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, que fazem parte do contingente dos 200 mil alunos participantes da formação técnica coordenada pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, continuam na expectativa do recebimento dos famosos kits que devem receber, conforme foi amplamente divulgado pelos próprios organizadores da formação e do próprio Ministério da Saúde.
-
-
Disponibilizamos um vídeo de como proceder para verificar o valor recebido por cada prefeitura para compra dos Kits. Assim é possível que os/as alunos/as fiquem por dentro do valor que já foi repassado pelo Ministério da Saúde aos municípios.

Já é possível saber  quanto o seu município recebeu para compra do Kit individual do Curso Técnico dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, aprenda a localizar o recurso no FNS - Fundo Nacional de Saúde.

Após as nossas publicações sobre as distribuições dos kits, muitos agentes passaram a perguntar como fazer para localizar o valor que foi repassado aos municípios para compra dos referidos kits, e onde é possível fazer a consulta.

Por isso, resolvemos trabalhar nessa publicação e apresentar um pequeno vídeo tutorial, de autoria do parceiro ACE Magrão Ubaíra,  para ajudar os colegas a localizar o valor, que foi repassado para o seu município. ACS e ACE Reivindique a compra desse kit individual junto ao seu Gestor municipal ou secretário(a) de saúde.

Veja o valor que foi repassado para sua cidade através da Portaria 1.981 de 28/06/2022, que dispõe sobre a transferência de recursos do incentivo financeiro de custeio no âmbito do Programa Saúde com Agente. Confira! Compartilhe esse vídeo para ajudar outros colegas.
-
-
Mais uma prefeitura que entrega os kits
A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio da Secretaria de Saúde, entregou os kits para auxiliar no trabalho dos Agentes Comunitários e  de Combate às Endemias, ainda no final de dezembro, precisamente no dia 22. A iniciativa faz parte do Projeto Saúde com Agente.

Segundo a gestão de Santana do Paraíso, foram recebidos cerca de R$ 6.600 em julho de 2022 e todos os itens adquiridos somaram um total aproximado de R$ 65.200. Seria essa diferença o motivo pelo qual as prefeituras têm se esquivado de comprar o material? 

A Prefeitura de Pintadas realizou a entrega de kits para agentes comunitários e de Combate à Endemias, também no final do ano passado, precisamente no final de novembro.
 
A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de Kits contendo mochila, chapéu e coletes, aos ACS e ACE, participantes do Saúde com Agente. 

        A Prefeitura de Pintadas e os seus agentes com os kits. —  Foto: Prefeitura de Pintadas.

Não identificamos queixa alguma, quanto a diferença de valores, entre o que foi repassado e o que foi pago nos kits. É importante lembrar que é uma parceira, ou seja, não é o Ministério da Saúde que tem que arcar com todas as despesas. As prefeituras também possuem as suas contrapartidas.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

Tecnologia do Blogger.