Paulo Afonso: Agentes Comunitários de Saúde aprovam Piso de 2 salários.
Paulo Afonso: Agentes Comunitários de Saúde aprovam Piso de 2 salários
Grupos no WhatsApp | Agentes Comunitários de Saúde vinculados à Prefeitura de Paulo Afonso conseguiram a aprovação do salário base de 2 salários mínimos, após votação na Câmara de Vereadores. A aprovação teve unanimidade.
-
-
Na última segunda-feira (27), o Plenário da Câmara votou e aprovou por unanimidade o projeto de lei que estabelece o salário base dos agentes comunitários de saúde, em conformidade com o que estabelece a Emenda Constitucional (EC) 120/2022.
O Vereador Gilmário Marinho defendeu a aprovação da proposta, tendo destacado a importância da adequação na carreira e remuneração dos agentes.
O Projeto de Lei votado, foi de iniciativa do Prefeito em Exercício Marcondes Francisco. O PL foi discutido em Plenário e recebeu o apoio de todos os vereadores, o que garantiu a aprovação a Proposta, dando origem a nova lei, em favor dos agentes de saúde.
Conforme informações acessadas pelo JASB, o objetivo da aprovação do PL visava garantir o pagamento adequado dos vencimentos dos agentes comunitários de saúde, estabelecendo transparência e responsabilidade na gestão dos recursos repassados pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde ao município de Paulo Afonso.
O parlamentar Gilmário Marinho ao defender o projeto, deu ênfase que a medida era esperada pelos agentes de saúde e que poderia atrair novos profissionais para atuar como agentes comunitários de saúde.
O vereador afirmou: “É uma adequação na carreira dos agentes comunitários e, principalmente, na forma de remuneração”.
-
-
Buscando entender melhor a importância da garantia dos 2 salários mínimos aos servidores, é essencial ouvir as opiniões dos próprios agentes e dos membros das comunidades beneficiadas pelos serviços dos agentes.
O agente comunitário João Carlos (servidor público há 10 anos), comentou: “Essa lei representa um reconhecimento do nosso trabalho e trará mais segurança e motivação para os profissionais da área”.
A moradora Maria da Conceição, que é atendida pelos agentes declarou: “Os agentes comunitários fazem um trabalho essencial em nossa comunidade. É justo que recebam uma remuneração adequada”.
A aprovação do Projeto de Lei e criação da lei que estabelece o novo salário base dos agentes comunitários de saúde representa uma dupla vitória: sai ganhando os servidores da prefeitura e a população, que se beneficiará com a atuação de profissionais valorizados.
Gilmário Marinho e os demais vereadores horaram o compromisso estabelecido com os agentes ao votar e aprovar a proposta.
--
-
Agora os ACS de Paulo Afonso possuem condições dignas de trabalho e uma remuneração compatível com a conquista que foi estabelecida em Brasília pela CONACS, apoiadores e colaboradores. Entre os apoiadores esteve o JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e as suas plataformas de Mídias Sociais, que atende dos ACS e ACE em todos os estados brasileiros.
VEJA TAMBÉM:
JASB com informações da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso e Chico Sabe Tudo.
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
-
-
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!