Força Nacional do SUS recebe treinamento para uso de maletas de internet.
Força Nacional do SUS recebe treinamento para uso de maletas de internet
Grupos no WhatsApp | Equipamentos serão usados por equipes que atuam no Território Yanomami para viabilizar fluxo de informação com COE Nacional e Local.
-
-
Dez pessoas da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram, na tarde de terça-feira (7), de um treinamento para uso de maletas de internet, disponibilizado pela Telebras.
O equipamento tem Wi-Fi embarcado e pode ser conectado a aparelhos celulares e computadores. A tecnologia é uma alternativa para garantir a comunicação das equipes que atuam em campo com o Centro de Operações de Emergência (COE) Yanomami.
Andre Rosa Lopes, engenheiro da Telebras, detalha o funcionamento do aparelho.
“Os T3SAT (Terminais Transportáveis Telebras por Satélite) é um equipamento de comunicação via satélite que vai auxiliar a operação em auxílio aos Yanomami e também vai permitir a comunicação da missão e planejamento das equipes”, apontou.
-
-
Para o engenheiro, o recurso será um mecanismo importante para um plano de ação mais concreto entre a gestão do COE local e nacional e as equipes que estão em Terras Indígenas Yanomami (TIY).
“Ao todo, a Telebras disponibilizou 17 unidades para a Missão Yanomami. E com elas, será possível indicar em tempo real as necessidades que os profissionais estão percebendo no local”, avalia Andre.
A conexão do aparelho permite uma taxa de transmissão de download de até 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. O primeiro treinamento foi realizado na terça (7), mas ao longo desta semana novos grupos serão instruídos pelos técnicos da Telebras, inclusive replicadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, que treinarão as novas equipes de voluntários que chegarão nos próximos dias.
-
-
O equipamento, sem ponto de energia, tem bateria que suporta o funcionamento em até 8h. No entanto, também é possível utilizá-lo com bateria veicular. A recomendação dos técnicos, para aumentar o tempo de funcionamento do aparelho, é utilizá-lo para se comunicar e depois desligar até o próximo uso.
Ministério da Saúde
Município entrega cerca R$ 150.000,00 em bicicletas aos Agentes Comunitários de Saúde
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberam o investimento de R$ 150.000,00, aplicados na compra de 150 bicicletas para que os profissionais realizem as suas atividades com maior eficiência.
-
-
A entrega aconteceu no bicicletário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e contou com a presença do prefeito Dr. Coutinho, da secretária da pasta Rosiane Scarpatt, de Ações Estratégicas (Semae), Jeesala Coutinho, da vereadora Adriana Guimarães, e servidores.
As bicicletas foram adquiridas com os recursos da emenda parlamentar do deputado federal Amaro Neto, conforme o valor citado, pleiteada pela vereadora Adriana Guimarães.
Em outra ocasião, os Agentes de Saúde também receberam tablets e uniformes, também frutos da emenda do deputado, articulado pela referida parlamentar, além de terem feito capacitação. Todos os agentes presentes já saíram com suas bicicletas.
“Primeiro quero agradecer a cada agente que trabalhou durante todo esse ano em prol de melhorar a nossa Atenção Primária e entregou resultados. Essa é uma área que foi resgatada e que, com a força de vontade de cada um de vocês, estamos fazendo com que a Atenção Primária do município se torne referência. Sabemos que, juntos, podemos muito mais. Com a indicação da vereadora, agora vocês terão mais uma ferramenta de trabalho e, com isso, seguem sendo valorizados. Os desafios são grandes, mas já avançamos muito nessa área que requer tanto da gente”, disse a Rosiane Scarpatt.
-
-
A vereadora enfatizou que essa também é uma forma de valorizar o servidor. “Identificamos que a bicicleta seria uma ferramenta que facilitaria e auxiliaria o trabalho dos agentes nas visitas.
Sabemos que vocês percorrem muitos bairros do município e nada melhor do que ter uma bicicleta para dar mais agilidade no dia a dia, no atendimento às famílias, entre outros. Com isso, contribuímos com o andamento dos trabalhos e com a administração.
Já entregamos tablets, uniformes, promovemos cursos e continuarei atuando para que os servidores tenham cada vez mais condições de executar as suas funções”.
--
-
Para a agente comunitária de saúde, Maria Aparecida Ribeiro Ragazzi, a bicicleta vai agilizar bastante.
“Eu já trabalho diariamente com a minha bicicleta, mas, agora, fico muito feliz, pois essa nova vem para facilitar o nosso dia a dia. Também vai dar mais agilidade nos atendimentos diários. Agradeço muito a gestão, à vereadora Adriana e ao deputado pela emenda que veio num momento muito oportuno”.
Popularmente conhecida como Cida, ela atua há 20 anos, trabalha na Unidade de Saúde de Vila Rica e atende a área do Centro. A entrega ocorreu manhã da quinta-feira, 29 de dezembro.
VEJA TAMBÉM:
-
-
De acordo com o prefeito, "os agentes fazem um trabalho muito importante para a Saúde da cidade que começa na ponta, com visitas regulares, entre outros. Como algumas residências são distantes, as bicicletas facilitarão o trabalho desenvolvido com muita maestria por cada agente. Com a emenda parlamentar pleiteada pela vereadora e sua indicação, também adquirimos tablets e uniformes, tudo para auxiliar da melhor forma possível a execução do importante trabalho de vocês”.
JASB com informações da Prefeitura Municipal de Aracruz
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!