Roteiro: Agentes comunitários e de endemias reivindicam valorização.
Presidente da CONACS
Grupos no WhatsApp | O Sindacs-AL - Sindicato dos Agentes Comunitários de Alagoas solicitou a valorização da carreira dos agentes em Roteiro.
-
-
Segundo o sindicato, Fernando Cândido e José Sebastião também solicitaram melhores condições de trabalho durante reunião com secretário municipal de Saúde.
Atuando para melhorar as condições de trabalho e renda para os agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias de Roteiro, o diretor executivo do Sindacs-AL, Fernando Cândido, o diretor regional José Sebastião, e uma comissão dos funcionários públicos se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Rubens Barros, na quarta-feira (15).
De acordo com Fernando diversas pautas foram tratadas, dentre elas: o pagamento do salário até o 5º dia útil, o ponto eletrônico, o incentivo de final de ano, o incentivo do Previne Brasil, a disponibilização de protetor solar e materiais básicos para o trabalho.
“O secretário informou que é necessário procurar o prefeito para que ele ofereça o aporte financeiro necessário para o pagamento em dia dos salários dos ACS e ACE. Enquanto, ao incentivo de final de ano, que já existe lei municipal, ele informou que até o final do mês será pago, mas o incentivo do Previne Brasil ele informou, que precisa esperar o posicionamento dos repasses do Governo Federal para poder dar uma resposta”, relatou Fernando.
-
-
Foi sugerido pela categoria, que o ponto eletrônico fosse analisado para verificar caso a caso e os excepcionais serem levados ao secretário para ele flexibilizar os descontos. Rubens Barros também disse que já adquiriu as bolsas, os chapéus e as camisas, dando um prazo de 30 dias para sua entrega.
O protetor solar, algo essencial para a prevenção do câncer de pele e outras doenças causadas pela grande exposição da luz solar, o gestor público contou que já licitou o produto e em breve irá distribuí-lo para todos os agentes.
VEJA TAMBÉM:
Agente Comunitária de Saúde vai a óbito, após levar soco no pescoço durante festa de Carnaval.
Agente de Saúde foi a óbito após levar um soco no pescoço, durante festa de Carnaval no Paraná, conforme informações da PM - Polícia Militar.
-
-
Suspeito fugiu, segundo PM. Rosangela Frauches estava com amigos em uma avenida da cidade, no domingo (19); ela foi socorrida, mas morreu no hospital. Defesa do suspeito aguarda instauração do inquérito.
A agente comunitária de saúde veio a óbito após levar um soco no pescoço durante discussão em bar do Paraná, segundo informações do Portal G1.
A gente de saúde possuía 48 anos e perdeu a vida depois de ser atingida em Santo Antônio do Caiuá, no noroeste do Paraná. De acordo com a Polícia Militar (PM), a agressão aconteceu durante um desentendimento em uma avenida da cidade.
Rosangela Frauches Veronezi estava com um grupo de amigos quando, segundo testemunhas, o homem, identificado como Cícero Luiz de Oliveira, chegou e deu o soco na região da garganta da vítima.
Ela chegou a ser socorrida e encaminhada para um hospital, mas morreu horas depois, no domingo (19).
-
-
À PM, testemunhas relataram que ele fugiu em meio a multidão.
Investigação
De acordo com a Polícia Civil, Cícero Luiz de Oliveira foi ouvido e liberado. A defesa do homem disse que aguarda a instauração do inquérito e que o suspeito está à disposição das autoridades.
Em depoimento, o suspeito afirmou que queria dar um soco no ombro da vítima, mas acabou atingindo o pescoço.
De acordo com os relatos das pessoas no local, vítima e suspeito não se conheciam.
Rosangela atuava como agente comunitária de saúde na Prefeitura de Terra Rica, também no noroeste. Em nota, o município lamentou a morte, estendendo condolências a familiares e amigos, e ressaltou o respeito à profissional.
-
-
O sepultado ocorreu nesta segunda-feira (20), em Terra Rica.
Por g1 PR e RPC Noroeste
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!