Header Ads


Profissionais de saúde terão isenção de pagamento de IR - Imposto de Renda em até 90%.

        Profissionais de saúde terão redução do pagamento do Imposto de Renda.   —  Foto/Reprodução.
 
Profissionais de saúde terão isenção de pagamento de IR - Imposto de Renda em até 90%.
Publicado no JASB em 17.fevereiro.2023.           

Grupos no WhatsApp Comissão aprova desconto no IR aos profissionais da saúde pública, conforme regramento apresentado em Projeto de lei. É importante lembrar que os agentes comunitários e de combate às endemias passaram a ser profissionais de saúde, recentemente. Portanto, não há o que empeça dos agentes de ser favorecidos com a boa vontade parlamentar, durante a tramitação da proposta. 
-
-
Profissional terá direito à dedução após período mínimo de 24 meses de atuação diretamente na prestação de serviços de saúde aos pacientes.

Luiz Ovando: "Possibilidade de ampliar assistência em municípios menores"

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que concede benefício fiscal a profissionais da saúde contratados por municípios com até 20 mil habitantes para o Sistema Único de Saúde (SUS). Pela proposta, eles terão dedução de 90% no Imposto de Renda (IR) devido.

        Profissionais de saúde terão redução do pagamento do Imposto de Renda.   —  Foto/Reprodução.

O Projeto de Lei 11164/18, do deputado Carlos Henrique Gaguim (União-TO), foi aprovado com uma emenda do relator, deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS), que amplia o escopo da proposta.
-
-
Assim, além de médicos e odontólogos, o desconto no IR retido na fonte valerá para fisioterapeutas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos e profissionais de educação física.

Trata-se de uma medida justa e oportuna, pois propiciará ampliar a assistência oferecida à população de municípios menores”, afirmou Ovando. Ele lembrou que proposta similar havia sido aprovada pela comissão em 2018 (PL 5699/09).

Pela proposta, o profissional terá direito à dedução após período mínimo de 24 meses de atuação diretamente na prestação de serviços de saúde aos pacientes, sendo vedada a contagem de tempo de serviço prestado em atividades-meio, administrativas e gerenciais, ainda que vinculadas às unidades gestoras.

“A chegada de médicos e dentistas, atraídos por melhores salários, propiciará uma sensível melhoria na atenção à saúde da população residente nos pequenos municípios”, disse o deputado Carlos Henrique Gaguim, autor do projeto de lei.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
-
-
Reportagem – Ralph Machado
Edição – Rachel Librelon


Agência Câmara de Notícias

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
-
-
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.