Agentes Comunitários de Saúde vão ajudar no censo do IBGE
Agentes Comunitários de Saúde vão ajudar no censo do IBGE
Grupos no WhatsApp | Em diversas cidades brasileiras os agentes comunitários de saúde estão participando do Censo do IBGE. Mas, como é isso? Entenda o caso com o exemplo de 2 cidades!
-
-
Na manhã do dia 12/01 (quinta-feira), o secretário de administração de Barra do Bugres, Carlos Pereira, solicitou o apoio da secretaria de saúde, através dos agentes comunitários de saúde com o intuito de ajudar a detectar os munícipes que ainda não foram entrevistados pelos recenseadores do Censo 2022.
Segundo o secretário, a parceria com os Agentes Comunitários intermediaria o contato entre os moradores e os pesquisadores, uma vez que os agentes realizam visitas às residências e conhecem os habitantes de cada localidade.
"Nós estávamos esperando um numero de dez mil habitantes acima do que o instituto nos passaram e essa não é a nossa realidade" disse secretária de Saúde, Naila, explicando diversos dados que confrontam a parcial repassada.
-
-
De acordo com secretário de administração a ideia é ampliar o número de entrevistados e superar as resistências de alguns em receber os recenseadores.
"A ajuda dos agentes de saúde é a melhor forma encontrada, já que os gente já tem vínculo com a população e são mais fáceis de chegar até esses domicílios que ainda não foram entrevistados pelos recenseadores" concluiu Carlos Pereira
Além da colaboração dos profissionais da saúde, a prefeitura de Barra do Bugres lançou o Disque Censo através do whatsapp (65) 9 9900-5734 ou pelo 137 serviço telefônico que vai ficar disponível para os moradores de domicílios ainda não recenseados.
Cidade de Itapajé
Já o município de Itapajé, a gestão declarou que os agentes comunitários de saúde iriam auxiliar o IBGE na identificação da população não contabilizada pelo censo.
--
-
O município de Itapajé contará com o apoio dos agentes comunitários de saúde para identificar as regiões e as pessoas que não foram contabilizadas pelos recenseadores durante a coleta dados no censo demográfico 2022.
Em reunião acontecida na última segunda-feira, dia (06 de fevereiro) foi explicado como deverá ser essa abordagem que acontecerá simultaneamente durante as visitas domiciliares que são realizadas pelo agente de saúde em sua respectiva área de cobertura com as famílias já cadastradas.
O município conta com 121 agentes de saúde, destes 117 estão atuando, de acordo com o prontuário eletrônico estão atualizados pela categoria 53.448 usuários do serviço de saúde estão ativos no Itapajé.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Os dados coletados pelos agentes de saúde mediante formulário serão encaminhados para a secretaria da saúde que posteriormente levará ao conhecimento do IBGE estas informações.
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!