Header Ads


Agentes de saúde protestam após corte na insalubridade e cobram reajuste salarial

        Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias reivindicam os seus direitos.   —  Foto/Reprodução/Renato Andrade.
 
Agentes de saúde protestam após corte na insalubridade e cobram reajuste salarial
Publicado no JASB em 01.fevereiro.2023.           

Grupos no WhatsApp Agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias se mobilizaram em frente à Fundação Municipal de Saúde (FMS) na última terça-feira (31). As duas categorias cobraram uma resposta da pasta sobre o corte no adicional de insalubridade e a falta de reajuste nos salários. 
-
-
O secretário do Sindicato dos Agentes de Saúde de Teresina, Genaldo Sousa, esclareceu  que o adicional insalubridade dos agentes comunitários de saúde em início de carreira é de 20%, podendo chegar a 40%. O valor a mais no salário inicial é de R$ 600 (seiscentos reais) 

“Muitos companheiros ligaram hoje para o sindicato chorando. Esvaziaram seus contracheques. Temos contas a pagar e os credores não esperam. Estamos aqui cobrando que a Prefeitura coloque de volta a insalubridade em nosso contracheque”, afirmou Genaldo Sousa. 

A direção sindical conversou com a FMS e, segundo o secretário da entidade, o corte na insalubridade se deu por conta de um erro no sistema. 

“Disseram que a insalubridade será adicionada ao salário através de folha suplementar até sexta. Mas queremos que seja hoje. Temos contas a pagar e precisamos desse dinheiro. Já quanto ao reajuste salarial, eles não se manifestaram ainda”, explicou Genaldo. 
-
-
         Os agentes informaram que a manifestação serão mantidas até que as demandas da categoria sejam atendidas.  —  Foto/Reprodução/Renato Andrade.

A categoria dos agentes de saúde (ACS e ACE) construiu, através da Emenda Constitucional 120, em 2022, um piso nacional para as duas categorias de dois salários mínimos. Segundo Genaldo, o salário mínimo foi reajustado, mas o pagamento dos agentes não foi garantido pela gestão. 

Fomos à Brasília e conseguimos aprovar uma emenda constitucional que dá direito a dois salários mínimos. E nosso piso veio sem reajuste. E nós sabemos que o salário aumentou”, completou Genaldo Sousa. 

Os agentes afirmam que a manifestação durará até que as demandas das duas categorias sejam atendidas. Uma parte dos manifestantes se mantiveram na sede da FMS e outra foi até a Prefeitura de Teresina para buscar falar com o prefeito Dr. Pessoa Leal. 
--
-
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) se manifestou através de nota, em que informa que o pagamento da insalubridade vai ser regularizado até a próxima sexta-feira.

Confira a nota da FMS na íntegra:

A Diretoria de Recursos Humanos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que houve um problema no Sistema que gerencia a folha de pagamento, e com isso a insalubridade dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias não foi contabilizada. Porém, a diretoria informa que até sexta-feira (03) o valor será pago em folha suplementar e estará disponível nas contas.

Confira o vídeo da manifestação:

-
-
Fotos: Renato Andrade.
JASB com informações de Nataniel Lima.

VEJA TAMBÉM:

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Tecnologia do Blogger.