Alagoas: Notícias dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias do estado.
Alagoas: Notícias dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias do estado.
Grupos no WhatsApp | Na primeira notícia, Nelson Cordeiro, presidente do Sindacs-AL, destaca o sucesso de Encontro de Lideranças Municipais do Estado de Alagoas.
-
-
O evento reuniu as lideranças do Sindacs-AL em todas as regiões do Estado durante dois dias no Confort Hotel, em Arapiraca.
Segundo informações acessadas pelo editorial do JASB cerca de 50 lideranças municipais, que integram o Sindacs-AL - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas participaram do Encontro de Lideranças, que aconteceu nos dias 03 e 04 de fevereiro, no Confort Hotel, em Arapiraca.
O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, ressaltou o sucesso do evento e a expressiva participação dos diretores.
“Toda a diretoria do sindicato se fez presente e dezenas de diretores municipais, de todas as regiões de Alagoas, participaram do momento. Debatemos ideias, reencontramos os amigos de profissão e aprendemos sobre a legislação vigente e as melhorias que podem ser desenvolvidas na lutar por maior valorização da categoria”, explicou.
-
-
Na sexta-feira (03), o advogado do Sindacs-AL, Carlos Palagane proferiu a palestra “Aposentadoria especial” e o diretor executivo Fernando Cândido falou sobre a tabela do imposto de renda 2023, com a finalidade de auxiliar os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias na declaração do imposto, já que eles passaram a receber dois salários mínimos e precisarão fazer a declaração.
O evento obteve um painel onde os diretores regionais revelaram as principais dificuldades das suas regiões e as perspectivas para este ano. “O nosso principal objetivo é alinhar os posicionamentos, unir a categoria e garantir maiores avanços”, ressaltou Nelson Cordeiro.
1º dia do Encontro de Lideranças Municipais
Edvaldo Gonçalves e Alexsandro Noberto comentam destaques do primeiro dia do Encontro de Lideranças Municipais.
O diretor executivo Edvaldo Gonçalves junto com o diretor Alexsandro Noberto e representantes de Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Pilar participaram do Encontro de Lideranças Municipais do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), que começou nesta sexta-feira (3) e termina no sábado (4), no Confort Hotel, em Arapiraca.
-
-
Para Edvaldo Gonçalves o destaque do dia foi a participação do advogado Carlos Palagane, que falou sobre a aposentadoria especial, que está na emenda constitucional 120, de 5 de maio de 2022.
“O encontro foi muito importante, pois conseguimos tirar dúvidas que ainda restavam sobre a EC 120/2022 com o jurídico e assim poder repassar todas as informações para os sindicalizados nos municípios em que atuamos”, relatou.
Alexsandro Noberto explicou que além da exposição do advogado, outro ponto alinhado e que está sendo analisado pelas lideranças, foi referente a uma proposta de alteração do estatuto do Sindacs-AL.
“O diretor executivo Fernando Cândido aproveitou a oportunidade para apresentar uma proposta de alteração do estatuto, com o intuito de potencializar o alcance do sindicato para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias em Alagoas”, contou.
--
-
Diretores do Sindacs-AL solicitam reposição salarial em Coqueiro Seco
Com o intuito de cobrar a reposição salarial dos agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias de Coqueiro Seco, os diretores do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Edvaldo Gonçalves e Alexandre Norberto (Xandinho) acompanharam os trabalhadores durante uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Negtton Silva, nesta quarta-feira (1º).
De acordo com Edvaldo, a reunião foi articulada pelos ACS e ACE para cobrar a reposição do salário de acordo com a Emenda Constitucional 120/2022. “O salário mínimo foi atualizado e da mesma forma deve ser o salário dos agentes, no caso em 2023 os dois salários mínimos somam o valor de R$2.604,00”, explicou.
-
-
Os dirigentes sindicais entregaram um ofício ao gestor público, que se comprometeu em resolver a situação da melhor forma possível, garantindo o pagamento correto no final do mês e a reposição da diferença.
VEJA TAMBÉM:
Edvaldo Gonçalves finalizou contando sobre os avanços do trabalho do sindicato em Coqueiro Seco.
“Aqui, conseguimos a criação de diversas leis municipais, que trouxeram maior valorização aos agentes e por meio do diálogo garantimos o pagamento da insalubridade, do incentivo de final de ano, do repasse do Previne Brasil, entrou outras demandas que foram atendidas pelo poder público”, relatou.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!