O SUS - Sistema Único de Saúde do Brasil é destaque mundial.
O SUS - Sistema Único de Saúde do Brasil é destaque mundial.
Grupos no WhatsApp | Documentário sobre a pandemia no Sistema Único de Saúde brasileiro tornou-se elegível ao Oscar e recebeu notoriedade internacional.
Por Mayara Floss.
-
-
É comum os médicos de família, durante as conferências, buscarem inspirações na arte para traduzir os desafios da Atenção Primária à Saúde. Quando a pandemia começou, tudo era novo, mas também desigual, como acesso à saúde, máscaras, respiradores e oxigênio. O Sistema Único de Saúde (sigla em português, SUS) brasileiro foi desafiado em muitos aspectos como um dos maiores sistemas de saúde do mundo e também com um dos piores governos de nossa história. Quando a pandemia chegou ao Brasil, tivemos cortes financeiros pesados em nosso sistema e também estávamos muito fragilizados para combater a pandemia e uma desinfodemia.
Trabalho de um agente comunitário de saúde em uma favela brasileira. Créditos da imagem: Victor Juca
Antes que as vacinas estivessem disponíveis, duas irmãs, Helena Petta e Ana Petta, decidiram fazer uma coisa arriscada: documentar como o SUS estava lidando com a pandemia. Helena teve um bebê logo no início da pandemia e começou a trabalhar de casa, atendendo pacientes online e discutindo casos com os alunos.
-
-
No entanto, era um fardo para ela ouvir os colegas e sentir que não estava fazendo nada, então decidiu começar a gravar alguns depoimentos. Partilhou algumas ideias com a irmã Ana, atriz, e decidiram documentar a pandemia através da rotina do sistema de saúde com destaque para os Cuidados de Saúde Primários e o papel dos médicos de família.
Não é a primeira vez que as irmãs Petta retratam a Atenção Primária na tela. Eles também são responsáveis pela reconhecida série médica brasileira “Unidade Básica”, cuja história enfoca uma equipe da Atenção Primária à Saúde. Em dezembro deste ano, terminaram as filmagens da terceira temporada sobre a pandemia na Atenção Básica.
O filme “Quando falta o ar” traz cenas de presídios, favelas e UTIs. Ele conta a história da linha de frente, principalmente por meio da força de trabalho feminina na área da saúde. Não parece um documentário tradicional com diferentes pessoas falando sobre um assunto na frente de uma câmera. O filme acompanha de verdade a rotina dos agentes comunitários de saúde, os passos dos pacientes que se recuperam da COVID-19 e as lágrimas e os desafios de viver em um ambiente necropolítico. O documentário é uma obra-prima. A trilha sonora, movimentos de câmera e captação de som são impecáveis, e é fácil começar a chorar só com o trailer .
-
-
Imagine o desafio e a responsabilidade de levar a equipe técnica a mais de dez mil quilômetros cruzando o país de sudeste a norte, de São Paulo à remota Amazônia. “Out of Breath” é uma memória preciosa para todo o mundo. E nós, como médicos de família, não devemos perder a oportunidade de assistir e apoiar esta obra de arte.
As cineastas Helena e Ana estão fazendo uma campanha orgânica sobre o documentário devido a restrições financeiras, como seria de esperar de uma pequena produção. No entanto, por causa de sua narrativa sensata, no dia 6 de dezembro, Out of Breath foi selecionado como um dos 145 filmes incríveis que concorrem à edição deste ano do Oscar.
Eu estive pessoalmente envolvido, tentando aumentar a promoção do filme através da hashtag #SUSnoOSCAR (Português) ou #SUSatOSCAR. Então, eu realmente recomendo a todos os médicos de família e profissionais de saúde do mundo que se juntem a esta campanha e usem nossas redes sociais para fazer este filme chegar à lista final do Oscar.
-
-
O diretor de cinema e ator Wagner Moura com a hashtag #SUSnoOSCAR
Mayara Floss e a hashtag #SUSnoOSCAR ou #SUSatOSCAR
A pré-seleção do documentário para o Oscar representa uma recompensa para nós, profissionais de saúde da linha de frente e sobreviventes de uma das piores gestões políticas da pandemia no globo. Também tem um significado poderoso de arte: sobrevivemos e não esqueceremos as cicatrizes e os ensinamentos da pandemia do COVID-19. E com certeza a mensagem do filme sempre nos lembrará da importância de um sistema de saúde para todos, em todos os lugares do mundo.
Agentes de Saúde na linha de frente são um dos destaques do documentário Out of Breath. Cena com Conceição, agente comunitária de saúde. Créditos da imagem: Victor Juca
VEJA TAMBÉM:
-
-
Confira o trailer:
Acompanhe mais informações sobre as exibições do filme:
Twitter - https://twitter.com/quandofaltaoar
Instagram - https://www.instagram.com/quandofaltaoar/
Linktree Informações sobre a falta de ar - https://linktr.ee/quandofaltaoar
Depoimentos de quem assistiu o filme QUANDO FALTA O AR no É Tudo Verdade:
-
-
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Lei Federal garante o pagamento da Insalubridade com base nos R$ 2.424
Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o Brasil tem direito ao pagamento do adicional de insalubridade, mesmo que os seus prefeitos e demais gestores digam que não ou mesmo neguem. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!