Header Ads


Pomada de cabelo leva mais de 130 mulheres a hospital com cegueira temporária; Entenda o caso!

        Segundo a oftalmologista Anna Beatriz Simões, os efeitos adversos são causados por produtos diferentes.   —  Foto/Reprodução.
 
Pomada de cabelo leva mais de 130 mulheres a hospital com cegueira temporária; Entenda o caso!
Publicado no JASB em 10.janeiro.2023. Atualizado em 30.janeiro.2023.           

Grupos no WhatsApp A Secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro emitiu novo alerta, durante as festas de fim de ano, para o uso de pomadas de cabelo que têm causado cegueira temporária. Em menos de 12h, 130 mulheres estiveram no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade, relatando o problema.
-
-
De acordo com a oftalmologista Anna Beatriz Simões, que atende na instituição de saúde, os efeitos adversos são causados por produtos diferentes. Contudo, a maioria das pacientes afirma ter tido contato com pomadas para modelar penteados e tranças das marcas Studio Hair e Ômegafix. A última está sendo investigada desde março pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a especialista, o verão é a época do ano em que há uma “explosão de casos” de cegueira temporária causada pelos produtos para cabelo. Às vésperas do Réveillon, a médica pede que as pessoas estejam atentas aos salões de beleza que frequentam e evitem tocar os olhos.

As tranças são feitas durante o ano todo, mas há um aumento da utilização desse tipo de penteado em eventos como Natal, Ano-Novo e Carnaval. Como no verão é mais comum ir para a praia, piscina, e as pessoas suam mais, é possível notar que há uma explosão nos casos”, afirma.

Além da perda temporária de visão, as pacientes relatam forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, inchaço, vermelhidão e dor de cabeça.
-
-
A orientação da oftalmologista é de que as pessoas redobrem a atenção e procurem salões de beleza sérios e que usem produtos regulamentados pela Anvisa. Simões indica que homens e mulheres que trançaram os cabelos redobrem os cuidados durante o banho, para evitar que a água escorra para os olhos, e não mergulhem na praia ou em piscinas, conforme informações do Portal Metrópoles, publicado em 30 de dezembro.

Anvisa suspende venda de produto usado para modelar cabelo após ocorrências de danos aos olhos de usuários.

         Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.   —  Foto/Reprodução.

Anvisa suspende venda de produto usado para modelar cabelo após ocorrências de danos aos olhos de usuários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização da pomada Cassu Braids, devido a relatos de ocorrências de danos aos olhos de usuários, no Rio de Janeiro. O produto é usado para modelar e trançar cabelos.
-
-
Segundo a Anvisa, consumidores relataram irritação ocular, pálpebras inchadas, dor nos olhos e dificuldade de enxergar ao lavarem o cabelo, depois de aplicação do produto.

A resolução da Anvisa, publicada na sexta-feira (6), também determina o recolhimento dos produtos distribuídos e suspende a fabricação, uso e propaganda da pomada produzida pela empresa Microfarma.

Outro motivo para a suspensão, de acordo com a Anvisa, é o fato de a empresa não estar devidamente regularizada para fabricar esse tipo de produto.

“É importante ressaltar que consta no rótulo do produto a orientação de evitar contato com os olhos e mucosas, bem como a orientação de retirar a pomada do cabelo antes de ir a lugares como piscinas, praias e cachoeiras, para que o produto não escorra sobre os olhos. Em 2022, a Anvisa já havia publicado um alerta, relacionado a esse tipo de cosmético. É importante que os consumidores fiquem atentos às recomendações de uso e advertências contidas nos rótulos dos produtos”, informa nota da Anvisa.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Tecnologia do Blogger.