Agentes de Saúde denunciam Prefeitura de Maceió na Ordem dos Advogados de Alagoas
Agentes de Saúde denunciam Prefeitura de Maceió na Ordem dos Advogados de Alagoas.
Grupos no WhatsApp | Com o objetivo de obter o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL) contra as práticas antissindicais realizadas pela Prefeitura Municipal de Maceió com os sindicatos, que trabalham a favor dos agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE), o diretor-executivo do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Sérgio Leandro, estabeleceu diálogo com o presidente da OAB-AL, Wagner Paes, na quarta-feira (18).
-
-
De Acordo com Sérgio Leandro, a OAB-AL tem uma comissão de Direito Sindical e Associativo para auxiliar na defesa dos interesses do trabalhador.
“Estamos buscando apoio para impedir as perseguições, que os sindicatos e os cerca de 1.250 ACS e ACE estão sofrendo com o prefeito João Henrique Caldas. A postura do gestor tem estabelecido uma relação muito delicada entre os agentes e a administração municipal.
Desde setembro, ocorrem retaliações pois estamos lutando pelo pagamento do nosso piso salarial nacional como vencimento base no Plano de Cargos e Carreiras, um direito constitucional que nós temos!”, relatou.
O prefeito de Maceió, João Henrique, e seus secretários, realizou inúmeras medidas contra os sindicatos, que resguardam os direitos dos agentes, com o intuito de prejudicar as atividades da organização dos trabalhadores.
-
-
Desde setembro, o chefe do poder Executivo cortou a consignação das associação sindicais, que ficaram sem receita do Município de Maceió, além disso aplicaram diversas multas contra os sindicatos e seus presidentes. Agora, abriram um processo administrativo disciplinar contra os representantes dos trabalhadores.
Dirigentes sindicais denunciam Prefeitura de Maceió na OAB-AL. Sérgio Leandro participou de reunião com Wagner Paes, presidente da OAB-AL. — Foto/Reprodução.
Sérgio Leandro informou o adiamento de uma reunião entre o secretário municipal de Gestão, Ivan Vasconcelos, e os representantes dos ACS e ACE de Maceió, marcada para ocorrer na quarta-feira. “Ele está se reunindo com todos os sindicatos para tratar sobre a data-base, mas quando chegou a nossa vez, adiaram para não ter o diálogo, o qual é tão necessário”, disse.
O momento foi acompanhado pelos representantes do Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió e do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas, que ao lado do Sindacs-AL, lutam desde 2022, pela reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), com a implantação correta do piso salarial nacional de acordo com a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022.
-
-
VEJA TAMBÉM:
Assembleia Geral com ACS e ACE de União dos Palmares deliberam luta pela implantação do piso salarial nacional no início da carreira.
Com o objetivo de reforçar as solicitações para a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras dos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias (ACS e ACE) de União dos Palmares, foi realizada uma Assembleia Geral da categoria, na manhã de quarta-feira (18).
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, com o diretor Manoel Sarmento, com o advogado, Carlos Palagani e com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares (SINTPMUP) realizaram a pauta.
-
-
A Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022, de autoria do então deputado federal Valtenir Pereira, estabelece que o piso salarial nacional deve ser implantado como vencimento base, no início da carreira.
Em União dos Palmares, não está acontecendo. “Enviamos ofícios para o prefeito Kill, que se comprometeu em resolver a pendência em fevereiro. Trouxemos as informações durante a Assembleia e decidimos esperar até o dia 28 de fevereiro”, explicou Nelson Cordeiro.
Carlos Palagani aproveitou o momento para esclarecer algumas dúvidas dos filiados e disse que ficará atento as questões jurídicas.
“Os agentes que estiverem em readaptação por motivos de doença, devem receber o piso salarial nacional, por isso é importante que o sindicato saiba quem está nessa situação e cobre a regularização da remuneração”, relatou.
VEJA TAMBÉM:
-
-
JASB com informações do Sindacs-AL.
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!