Morte de Bento XVI: Enfermeiro revela últimas palavras de papa emérito
Morte de Bento XVI: Enfermeiro revela últimas palavras de papa emérito
Grupos no WhatsApp | O Vaticano divulgou no domingo, 1, quais foram as últimas palavras do papa emérito Bento XVI, que morreu no sábado, 31.
-
-
O enfermeiro afirma ter ouvido o pontífice dizer, por volta das 3h de sábado, “Deus, eu te amo”. De acordo com o relato, a frase foi proferida em italiano, com um fio de voz, porém audível.
”Foram as suas últimas palavras compreensíveis, porque sucessivamente não foi mais capaz de se expressar”, afirmou o bispo Georg Gänswein, secretário do papa aposentado.
Naquele momento, o enfermeiro estava sozinho com Bento XVI, que morreu às 9h34 do dia 31, no horário da Itália. A Santa Sé publicou um testamento espiritual de Joseph Ratzinger, redigido em 29 de agosto de 2006, em que o religioso pede, entre outros pontos, “de coração, perdão a quem ele possa ter prejudicado ao longo da sua vida”.
Bento XVI pediu para não ser levado para o hospital.
-
-
Em fevereiro deste ano, um relatório independente alemão acusou Bento de inação diante dos abusos cometidos no arcebispado de Munique no período em que Ratzinger foi arcebispo, entre 1977 e 1982. Em resposta, três dias depois, ele afirmou que nunca encobriu casos do tipo quando tinha “importantes responsabilidades na Igreja Católica”.
Seu papado – que durou de 2005 até 2013, quando renunciou e foi sucedido por Francisco – também foi marcado por denúncias de abuso sexual cometidos por clérigos. Esses escândalos elevaram a pressão sobre a Igreja Católica. Bento XVI foi o primeiro ocupante do trono de São Pedro a deixar o cargo em quase 600 anos. Francisco, de 86 anos, já sinalizou que pode renunciar em caso de agravamento de seu estado de saúde.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Vídeo relacionado: Corpo de Bento XVI exposto aos fiéis.
ESTADÃO.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!