Saúde com Agente: informações e imagens das atividades desenvolvidas nos municípios
Saúde com Agente: informações e imagens das atividades desenvolvidas nos municípios
Grupos no WhatsApp | Nesse matéria estamos apresentando mais uma série de informações relacionadas aos alunos do Programa Saúde com Agente de diversas cidades. Confira!
-
-
Em Itaperuna, RJ, foi realizada atividade presencial do “Projeto Saúde com Agente” na última terça-feira, 17, no auditório do centro administrativo do CSRT – Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
Dentre os objetivos da atividade, fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Durante a atividade presencial foram realizadas orientações com as preceptoras Erika Pinho e Aline Moreira.
PROJETO SAÚDE COM AGENTE
O “Projeto Saúde com Agente” é uma parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) com Ministério da Saúde e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), para oferecer curso técnico em “Agente Comunitário de Saúde”, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS); e Curso Técnico em “Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias”, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).
-
-
Segundo informações do Ministério da Saúde, a iniciativa visa melhorar os indicadores de Saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas.
O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar as pessoas, que necessitam de atendimento. Além de atividades presenciais, os participantes do projeto utilizam a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes em todo o Brasil.
Acompanhe as notícias sobre a Secretaria Municipal de Saúde e demais secretarias pelas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna!
-
-
Agentes comunitários e de Endemias participam do município de Conselheiro Lafaiete
No município de Conselheiro Lafaiete está acontecendo o Curso Técnico em Agente comunitário de Saúde ACS e o Curso Técnico Em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias ACE.
O Programa Saúde com Agente foi criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Unico de Saúde (SUS) por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros.
Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.
-
-
A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista - BA também aderiu ao Programa Saúde com Agente.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu ao Programa Saúde com Agente, criado pelo Ministério da Saúde para fortalecer a política de Atenção Básica do SUS, e iniciou, nesta semana, uma série de encontros presenciais para uma formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), a fim de aperfeiçoar o processo de trabalho.
Equipe do Saúde com Agente em Vitória da Conquista. — Foto/Reprodução//Prefeitura Vitória da Conquista - BA.
O curso, que teve início em outubro de 2022, com a parte teórica no ambiente virtual, conta com a participação de 291 ACS e 95 ACE do município, e acompanhamento de 16 preceptores, todos profissionais da rede municipal qualificados para a realização das atividades propostas.
O objetivo é proporcionar a formação teórica e técnica desses agentes, habilitando-os para atuar na identificação, prevenção e controle das doenças, bem como melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária para a população.
-
-
“Com o Saúde com Agente, queremos fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS), buscando aprimorar o trabalho dos agentes que são fundamentais nas ações de prevenção e promoção à saúde junto à população, e também a Vigilância em Saúde nas ações de combate às endemias. Queremos que esses profissionais tenham um olhar mais sensível nas suas visitas às residências, nas coletas de informações e orientações”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.
O curso terá duração de 10 meses e carga horária 1.275 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas.
Além da adesão ao programa, a SMS também está fazendo um investimento para aquisição de novo fardamento e ferramentas de trabalho para os agentes, como medidor de pressão arterial automático de braço, glicosímetro e oxímetro de pulsos para os profissionais, pois ao finalizar o curso serão realizadas ações estratégicas de acompanhamento à população.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Veja mais fotos das duas categorias nos mais diversos municípios do país.
O Programa Saúde com Agentes, uma iniciativa do Ministério da Saúde e UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - com apoio do CONASEMS. Formação técnica envolvendo 200 mil Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
Nessa matéria será possível conferir fotos dos alunos dos mais diversos recantos do Brasil, contudo, iremos começar com os agentes de Timon, Maranhão.
Os 180 Agentes Comunitário e de Combate a Endemias de Timon, que se inscreveram no curso de capacitação técnica do programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde, iniciaram a etapa prática no último dia 5 de janeiro. No final do ano passado, os inscritos participaram da fase teórica, realizada em plataforma online.
-
-
O curso é realizado em parceria com a UFRGS, nesse caso, em Timon é coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
“É uma oportunidade para que os agentes aprimorem seus conhecimentos sobre ciências, técnicas, habilidades, ética, dentre outras”, pontuou o secretário de Saúde, Márcio Sá.
Para a realização do curso, foram selecionados sete preceptores, ou seja, sete agentes destinados a coordenar as ações educacionais de orientação pedagógica. Eles foram distribuídos entre as Unidades Básicas de Saúde – UBSs para direcionar as atividades práticas que começam a ser realizadas na própria comunidade.
O principal objetivo da capacitação é melhorar ainda mais os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços prestados à população.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Pinheiro Machado, Rio Grande do Sul
Cafarnaum, Bahia.
-
-
Bom Jesus da Lapa - Bahia.
Pacajá, Pará.
-
-
Pacajá, Pará.
Piumhi, Minas Gerais.
-
-
Campos do Jordão, São Paulo.
Vitória do Jari, Amapá.
-
-
Corumbaíba, Goiás.
Serra Branca, Paraíba.
-
-
Pitanga, Paraná.
Assuntos Relacionados:
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
Faça o seu comentário aqui!