Header Ads


Dinheiro: Propositura quer dados sobre repasse do Incentivo dos agentes de saúde...

          Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias não abrem mão dos 2 salários da gratificação de final de ano.   —  Fotomontagem: JASB.
 
Dinheiro: Propositura quer dados sobre repasse do Incentivo dos agentes de saúde (ACS e ACE). 
Publicado no JASB em 26.dezembro.2022. Atualizado em 29.dezembro.2022.           

Grupos no WhatsApp Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias vinculados à Prefeitura Municipal de Piracicaba estão se articulando para garantir o pagamento do IFA - Incentivo Financeiro Adicional. Algo que está correndo em outras cidades do Brasil.
-
-
E não é por menos, afinal de contas, quem ainda não receberam os R$ 2.424 do IFA - Incentivo Financeiro Adicional, ainda pode garanti-lo sem nenhuma perda do valor repassado nesse ano.

O vereador Pedro Kawai é autor do requerimento 889/2022, aprovado em regime de urgência na quinta-feira (15/12). 

Conforme informações já compartilhadas entre os parlamentares da Câmara  Municipal de Piracicaba, baseada em informações publicadas pelo JASB, os repasses do FNS - Fundo Nacional de Saúde aos municípios de todo o Brasil, são destinados ao pagamento do benefício de fim de ano dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE).

O repasse desses valores aos profissionais de saúde foram os temas centrais do requerimento 889/2022, aprovado em regime de urgência na noite de quinta-feira (15), na 66ª reunião ordinária de 2022 da Câmara  Municipal.
-
-
De acordo com o autor do requerimento, a propositura lembra que a gratificação "é um benefício legalmente garantido pelo Ministério da Saúde e repassado aos municípios através do FNS – Fundo Nacional de Saúde todo final do ano como forma de gratificação, tanto aos agentes comunitários quanto aos agentes de combate às endemias".

Por meio do requerimento, Pedro Kawai quer saber se o Prefeito de  Piracicaba já recebeu o repasse do FNS e "quando foi realizado o repasse e qual foi o valor total?".

        Pedro Kawai é autor do requerimento 889/2022, aprovado em regime de urgência.   —  Foto/Reprodução.

O vereador Kawai, também pergunta "qual é a previsão que o Executivo Municipal tem para realizar o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do nosso município?".
-
-
Ações como a descrita acima, não representa um fato isolado. Se de um lado, milhares e milhares de ACS e ACE já recebem a Gratificação de Fim de Ano, por outro lado, há inúmeras articulações nos mais diversos municípios do país, visando garantir esse direito das duas categorias.

Notadamente, muitos gestores municipais estão em "desespero," devido ao número de agentes que despertaram para buscar garantir os seus direitos, previstos em diversas normais jurídicas. Mesmo apelando para notas técnicas, forjadas para desmobilizar os ACS/ACE, de nada está adiantando. 

Um fenômeno impressionante é o número de novas cidades que estão aderindo ao pagamento dos Incentivo Financeiro, justamente porque não existe nenhuma lei que garanta ao Poder Executivo o desvio do recurso Federal. 

Categoria unida, organizada e focada, sem dúvida alguma, tem a vitória como resultado final.

-
-
Sindicatos de vários estados pressionam prefeituras para que cumpram a Lei e paguem o Incentivo Financeiro.

        Sindicato estão indo à luta em defesa do IFA - Incentivo Financeiro Adicional dos Agentes Comunitários e de Endemias.   —  Foto/Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, que ainda não receberam os R$ 2.424 do IFA - Incentivo Financeiro Adicional, estão inconformado com a postura dos maus gestores. Saiba mais detalhes!
 
A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde também seguiu a linha de defesa do Incentivo, defendida pelo JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil. Confira a matéria sobre o posicionamento da Confederação, logo abaixo. 

O valor da Gratificação de Final de Ano foi definida, graças a Emenda Constitucional 120/2022, conforme iniciativa do então deputado federal Valtenir Pereira (MT).  
-
-
É importante que os ACS e ACE tenham pleno conhecimento sobre os dispositivos que garantem o direito ao IFA. Esse incentivo foi criado em função dos ACS, sendo os ACE beneficiados posteriormente com o ordenamento jurídico, que lhes incorporou o direito.

O golpe da brecha
Alguns maus gestores criaram uma "cortina de fumaça," afirmando nas redes sociais de que há brechas na lei para que não paguem o Incentivo Adicional, o utilizando para outras finalidades. Na verdade, nunca existiu nenhuma brecha. O que há é a tentativa de desmotivar os ACS/ACE para que não busque pelo direito à gratificação. 

Desfazendo a "cortina de fumaça"
É graças a reação de verdadeiras lideranças representativas, que não tem aceito que a categoria seja enganada, lesada em seus direitos, que a cada dia temos novas cidades confirmando o pagamento do Incentivo Financeiro. Confira quais cidades foram declaradas como pagantes do Incentivo, clique aqui!
-
-
Sindicatos reagem em defesa do pagamento do Incentivo
De ponta a ponta do país, inúmeros sindicatos partiram em defesa do direito de seus associados. As entidades sindicais, impulsionadas pelos agentes, estão reivindicando que os pagamentos sejam realizados, ainda nesse ano. Já divulgamos diversos casos em que a representação sindical lutou e conseguiu garantir o pagamento, que é previsto em lei, portarias e decretos (veja os dispositivos mais abaixo).

Um dos exemplos de luta pelo pagamento do Incentivo é o de Maragogi 
A representação sindical, exercida pelo Sindacs-AL cobra o incentivo de fim de ano para ACS e ACE de Maragogi.

        Alex Silva esteve reunido com prefeito e secretários na quarta-feira (21), no gabinete do Gestor.   —  Foto/Reprodução.

O adicional de final do ano dos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias (ACS e ACE) de Maragogi, foi a pauta da reunião realizada entre o vice-presidente do Sindacs-AL - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas, Alex Silva, o prefeito Sérgio Lira; o secretário municipal de Saúde, Dr. Francisco Carlos Lins; e a secretária de Administração, Ivanize Calaça; na quarta-feira (21/12), no gabinete do Prefeito.
-
-
Como é de amplo conhecimento, o incentivo financeiro é um valor enviado pelo Ministério da Saúde para as prefeituras, como uma parcela extra no final do ano com o objetivo de valorizar os ACS e ACE. De acordo com Alex Silva ficou determinado que em fevereiro será encaminhada uma lei para a Câmara Municipal de Maragogi com o intuito de dividir o repasse entre trabalhadores e compras de equipamentos.

“O prefeito nos informou que 50% do repasse será dividido entre os efetivos e os contratados e os outros 50% será investido como estratégia de compras de equipamentos individuais de proteção (EPI’s), fardamentos e entre outros itens necessários para a prestação de serviço”, explicou.

O valor da parcela do Incentivo é enviada para todas as prefeituras e deve ser pago aos ACS e ACE, com base legal no parágrafo único do Decreto nº 8.474 de 22 de junho de 2015, na Lei Federal nº 12.994 de 17 de junho de 2014, e no Art 9º C, §4º da lei Federal nº 11.350 de 5 de outubro de 2006, além de outros dispositivos, conforme destaque mais abaixo.
-
-
CONACS Emite Nota de Esclarecimento sobre o Incentivo Financeiro Adicional

        Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias não devem abrir mão do Incentivo Financeiro Adicional.   —  Foto/Reprodução.
 
Publicado no JASB em 20.dezembro.2022.           

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias estão conseguindo avançar com expressividade na garantia do IFA - Incentivo Financeiro Adicional. Nesse ano o número de cidades que passam a pagar a gratificação, será muito maior do que no ano passado, aponta informações acessadas pelo JASB.
-
-
A CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, conforme havia sido anunciado na última live, transmitida ao vivo no dia 16/12, que seria publicada uma Nota de Esclarecimento sobre o IFA. Assim foi feito!

Confira as informações divulgadas pela Confederação Nacional:

Atenção ACE e ACS de todo o Brasil

A CONACS publica a nota técnica de esclarecimento sobre a décima terceira parcela aos fundos municipais de saúde para os ACS/ACE de todo Brasil ao final de cada ano.
Confira na integra a nota que ajudara as bases a dialogarem nos seus municípios com a gestão, com a câmara de vereadores e procuradorias dos municípios.

CONACS atuante nas bases.

A União Faz a Força!
Deus no Comando!
-
-
-
-

-
-
Dinheiro: A conquista do Incentivo nos municípios ficou mais fácil.

        Incentivo Financeiro Adicional foi criado para os ACS e ACE. Não existe lei que legalize o uso para outras finalidades pelas prefeituras.   —  Foto/Reprodução.
 
CNM - Confederação Nacional de Municípios, o Conasems  - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o Conass - Conselho Nacional de Secretários de Saúde fizeram do que foi possível para impedir que os Agentes de Saúde tivessem acesso ao IAF, contudo, não foi possível devido a natureza da gratificação. Entenda o caso!

As instituições que representam os gestores (prefeitos e secretários de saúde) criaram notas técnicas buscando confundir as lideranças dos ACS/ACE e as próprias categorias, levando em conta que os agentes não pertencem ao meio jurídico, logo, o malabarismo com as leis e portarias, encontrados nas tais notas técnicas, visava criar uma confusão no entendimento das duas categorias, enfraquecendo o movimento reivindicatório do Incentivo Financeiro, contudo, não conseguiram avançar por apenas duas questões:
-
-
Primeiro: As prefeituras não podem usar o repasse realizado pelo FNS - Fundo Nacional de Saúde aos municípios porque não existe lei autorizando. Logo, se a gestão municipal usar o recurso, cometerá crime de responsabilidade contra o Governo Federal. 

Segundo: que o Incentivo Financeiro foi criado para beneficiar os agentes comunitários de saúde e, depois, os agentes de combate às endemias, conforme ampla legislação o define, exatamente como pode ser verificado com a Lei nº 12.994de 17 de junho de 2014Portarias: n.º 674/GM, de 03.06.2003; Portaria de n.º 650/2006; Portaria n.º 215/2016 (Art. 3º e 4º); Portarias n.º 1.378/2013, Portarias n.º 1.025/GM/MS/2015 e outras.

A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012, que regulamenta o § 3º do art. 198 da Constituição Federal; a Lei nº 11.350, de 5 de outubro de 2006, que regulamenta o § 5º do art. 198 da Constituição, que regulamenta o § 5º do art. 198 da Constituição; o parágrafo único do art. 2º.

A Política Nacional de Atenção Básica, revisada pela Portaria GM Nº 2.488/11 e Portaria Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017, estabelece que o PSF é estratégia prioritária do Ministério da Saúde para organização da Atenção Básica. Em observância dessas normas e diretrizes da estratégia é evidenciada a atuação da equipe de multiprofissionais, inclusive a atuação com relevância de ações dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dentro dessa organização.
-
-
O Decreto nº 1.232, de 30 de agosto de 1994, que dispõe sobre as condições e a forma de repasse regular e automático de recursos do Fundo Nacional de Saúde para os fundos de saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal, e dá outras providências; 

Considerando a revisão de algumas diretrizes e normas da Portaria GM Nº 648/06. Considerando que o Ministério da Saúde efetiva a transferência de incentivo financeiro vinculado à atuação do ACS/ACE, tornando efetivo a partir da Portaria nº 1.761/07, sendo reeditado anualmente pelas Portarias nº 1.234/08, nº 2.008/09, nº 3.178/10, nº 1.599/11 e a Portarias n.º 1.025/GM/MS/2015.

Nesse ano o número de cidades que passarão a pagar a Gratificação de Final de Ano será ainda mais do que no anos passo. As informações já começam a chegar ao editorial do JASB. Pelo menos 2 fatores estão contribuindo com tal aumento: o engajamento dos ACS/ACE cresceu bastante, graças ao novo valor do Piso Nacional, que chegou ao valor de dois salários mínimos. Nesse ano, R$ 2.424,00. 
-
-
Receber uma gratificação de 2 salários mínimos ajuda bastante a equilibrar o acúmulo de despesas no final de ano. E ninguém quer abrir desse direito que está previsto na Constituição Federal, já que a Lei Federal 12.994/2014, altera a Lei 11.350/2006, uma edição da Emenda Constitucional 51/2006.

parecer de Tribunal de Contas é favorável ao pagamento do Incentivo Financeiro aos ACS/ACE só vem a somar a outros pareceres favoráveis aos agentes. 

Confira o modelo de Projeto de Lei a ser apresentado à Câmara de Vereadores e Lei já aprovada, clique aqui! 

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
NOVO PISO NACIONAL:

Lei Federal garante o pagamento da Insalubridade com base nos R$ 2.424

        A Insalubridade dos  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.   —  Foto/Reprodução.
 
Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o Brasil tem direito ao pagamento do adicional de insalubridade, mesmo que os seus prefeitos e demais gestores digam que não ou mesmo neguemVeja a matéria completa, aqui!
-
Tecnologia do Blogger.