Header Ads


Tragédia: Agente Comunitária de Saúde e familiares sofre acidente fatal

        As cinco vítimas são da mesma família e moravam no acidente.   —  Foto/Reprodução.
 
Tragédia: Agente Comunitária de Saúde e familiares sofre acidente fatal
Publicado no JASB em 07.novembro.2022.  Atualizada em 08.novembro.2022.         

Grupos no WhatsApp Agente Comunitária de Saúde e mais quadro  pessoas da mesma família, morreram no acidente com um micro-ônibus,  que caiu no rio em Santana do Tapará.
-
-
Foram identificadas as cinco pessoas que morreram no acidente com um micro-ônibus que caiu dentro do rio Amazonas no porto de Santana do Tapará, em Santarém, oeste do Pará, quando estava realizando a manobra de embarque na balsa que realiza a travessia para o porto do DER. No momento do acidente, havia 8 pessoas dormindo dentro do veículo, segundo informações da Coordenadoria Municipal de Portos de Santarém.

        Acidente com micro-ônibus deixa 5 mortos em Santana do Tapará.   —  Foto/Reprodução.

Todas as vítimas são da mesma família:

Adriene de Jesus Ribeiro, 33 anos - era Agente Comunitária de Saúde (ACS) e trabalhava na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Esperança, em Santarém;

Yan Kayke Ribeiro - 15 anos - filho de Adriene de Jesus Ribeiro, ele estudava na Escola Onésima Pereira de Barros;

Alana Camile Ribeiro - 6 anos - filha de Adriene de Jesus Ribeiro;

Evelin Andresa Ribeiro - 20 anos - sobrinha de Adriene de Jesus Ribeiro;

Aline Ribeiro - 15 anos - sobrinha de Adriene de Jesus Ribeiro.
-
-
De acordo com informações de familiares à polícia, está desaparecida a adolescente Kethellen Ribeiro de 17 anos, que também é sobrinha de Adriene de Jesus Ribeiro.

        Adriene de Jesus Ribeiro e os filhos Yan Kayke Ribeiro, de 15 anos, Alana Camile Ribeiro, de 6 anos, morreram no acidente com micro-ônibus no porto de Santana do tapará, em Santarém — Foto: Reprodução / Facebook.

O acidente aconteceu por volta das 5h de segunda-feira (7), quando, segundo informações do proprietário, o micro-ônibus foi ligado para subir a rampa de acesso à balsa que faz a travessia do porto de Santana do Tapará a Santarém. O veículo teria tido uma falha nos freios, desceu com oito pessoas a bordo, bateu em um cabo de aço que se rompeu e em seguida caiu dentro do rio.

Segundo a Defesa Civil de Santarém informou por meio de nota, duas das oito pessoas que estavam no micro-ônibus conseguiram pular e se salvar. Cinco morreram e tiveram os corpos resgatados por pessoas que aguardavam transporte no porto de Santana, e uma adolescente segue desaparecida.
-
-
Equipes da Polícia Civil, Capitania Fluvial de Santarém, Defesa Civil e Coordenadoria de Portos estão no local fazendo levantamento de informações sobre as causas do acidente. Uma psicóloga também foi enviada pela Prefeitura de Santarém para prestar assistência aos sobreviventes e aos familiares das vítimas.

O grupo retornava de um evento festivo realizado na casa de uma irmã da Agente Comunitária de Saúde Adriene Ribeiro, no Setor 11, em Monte Alegre, quando aconteceu o acidente com o micro-ônibus.

Assistência
Por meio de nota a Coordenadoria Municipal de Portos, informou que, em relação ao acidente envolvendo micro-ônibus no porto de Santana do Tapará, está com uma equipe no local integrada com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, Coordenadoria de Defesa Civil, Samu e Comunicação para prestar toda assistência necessária aos familiares das vítimas, apurar as causas do acidente e tomar todas as providências cabíveis ao caso.

"As informações preliminares indicam que o veículo perdeu o controle do freio e caiu às margens do rio Amazonas quando estava realizando a manobra de embarque na balsa que realiza a travessia. No momento do acidente, haviam 8 pessoas dormindo dentro do veículo. Há confirmação de cinco óbitos, uma pré-adolescente desaparecida e outros dois passageiros foram resgatados com vida e receberam atendimento da equipe do Samu no local. O veículo foi retirado do rio por homens do Corpo de Bombeiros", diz nota.

*Colaborou Adriana Marinho, da Tv Tapajós
Por Sílvia Vieira, G1 Santarém e Região — PA
-
-

Em nota ao UOL, a Polícia Científica do Pará informou já ter recuperado cinco corpos, atualmente "sem identificação e procuração por parte de parentes". Já a Polícia Civil esclarece que o caso está sendo acompanhado por equipes da delegacia do município de Santarém.

De acordo com TV Record, o veículo estava ocupado por nove passageiros e descia uma rampa de acesso, mas acabou perdendo o freio e caiu no Rio Amazonas, por volta das 5h. Segundo o jornal local O Liberal, o trecho operado ligaria Santarém a Monte Alegre.

       A população no porto de Santana do tapará, em Santarém, ficou chocada com a tragédia. — Foto: Reprodução.

Em nota, a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa) informou que "o micro-ônibus fazia transporte particular, portanto, não é regulado pela Arcon-Pa, que fiscaliza o transporte intermunicipal de passageiros".
-
-
No Twitter, o governador do Pará, Helder Barbalho, lamentou o acidente e informou que as autoridades estão no local apurando os fatos. "Minha solidariedade com as vítimas e familiares. Informamos que já acionamos todos os órgãos do Estado", disse ele.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar também se pronunciou sobre o acidente nas redes sociais. "Gostaria de me solidarizar com todas as famílias e vítimas do acidente ocorrido em Santana do Tapará na manhã desta segunda-feira (7), envolvendo um micro-ônibus. Nossas equipes já estão no local, prestando todo o apoio e tomando as providências cabíveis", escreveu ele.

Imagens do acidente circulam nas redes sociais. Nas cenas, é possível observar que parte do veículo ficou submerso no rio.


A empresa que realizava a travessia, Camila Navegação, também lamentou o ocorrido, disse colaborar com a investigação e se solidarizou com os amigos e famílias da vítima. Em nota, a empresa informou que tem concessão pública para realizar a travessia e que faz a orientação e sinalização aos passageiros após o ingresso das embarcações.
-
-
"Os funcionários da empresa presentes no momento do triste acidente foram surpreendidos com o alerta do próprio motorista do micro-ônibus, de que não conseguia acionar os freios, pelo que o veículo perdeu controle e abateu-se no rio antes de que pudesse ser tomada qualquer providência para ajudá-lo ou auxiliá-lo", diz comunicado.

Após o acidente, as autoridades competentes foram acionadas e a embarcação permaneceu no local até a liberação da Capitania do Portos.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Bravura: Durante a lua de mel, casal salva bebês de berçário em chamas.

        O casal passavam em frente ao prédio quando viram as chamas. Eles entraram para salvar o bebê.  —  Foto/Reprodução/arquivo pessoal.
 
O casal estava passando pelo local quando viu o prédio em chamas e eles não hesitaram em ajudar. “O instinto tomou conta”, disse ele. “Eu me vi olhando para 15, 20 bebês dormindo, e imediatamente meio que enfileiramos todos e começamos a agarrá-los, colocando-os no berço”, contou. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Tecnologia do Blogger.