Header Ads


Saúde com Agente: Disciplina 14 - Abordagem Familiar no Território da APS

        Chegamos a mais uma abordagem do colega ACS Léo Sobral.   —  Foto/Reprodução.
 
Saúde com Agente: Disciplina 14 - Abordagem Familiar no Território da APS
Publicado no JASB em 30.novembro.2022.        

Grupos no WhatsApp | Bem-vindo a mais uma produção do agente comunitário de Saúde  Lèo Sobral! Sempre que os alunos do Programa Saúde com Agente manifesta interesse, nós disponibilizamos a produção de seus colegas, conforme nossa seleção.
-
-
Esta publicação tem a finalidade de contribuir com a formação dos alunos do Saúde com Agente, por meio do vídeo educativo, logo abaixo.

Como o próprio Léo comenta: "Chegamos na Disciplina 14, e como sempre, nós vamos nos preparar pra essa disciplina que certamente será maravilhosa. Vamos nos prevenir e adiantar nosso processo de estudo."

Para motivar os alunos do curso, disponibilizamos algumas perguntas e respostas sobre o tema proposto nessa disciplina:

Como deve ser realizada a abordagem familiar?
Coordenar a gestão da doença em colaboração com a pessoa assistida e com a família. Identificar o impacto da doença na família. Identificar as necessidades da pessoa e da família. Reconhecer situações disfuncionais ou de risco na família em função da doença.

O que é uma abordagem familiar?
A Abordagem Familiar é um dos princípios propostos por Starfield4 para a Atenção Primária à Saúde e remete ao conhecimento, pela equipe de saúde, dos membros da família e dos seus problemas de saúde.

Quais são os elementos da abordagem familiar?
São elas: o olhar sistêmico, os tipos de famílias, a estrutura familiar, a dinâmica familiar e a conferência familiar, somados a Page 3 ferramentas específicas, básicas para a realização de uma adequada abordagem familiar na AD de acordo com as necessidades.
-
-
Qual a importância da abordagem familiar?
Introdução: O contexto atual da Estratégia Saúde da Família permite uma abordagem do ambiente familiar, o que facilita a compreensão do funcionamento da família e sua dinâmica, bem como o papel do paciente dentro dela.

Quando realizar abordagem familiar?
Em algumas situações especiais se torna de relevada importância a abordagem familiar, entre elas: Ausência ou diminuição da autonomia do paciente (crianças, idosos e pacientes dependentes para o cuidado) • Ambivalência do afeto: maternagem imaginária e maternagem ambiente, quando o filho não é o idealizado.

Quais os objetivos das ferramentas de abordagem familiar?
Através dos instrumentos de abordagem familiar utilizados na consulta da atenção primária é possível estreitar o relacionamento do profissional de saúde com o paciente, assim como promover maior compreensão do funcionamento do indivíduo e seu relacionamento com sua família e comunidade.

Qual o objetivo do planejamento familiar na atenção básica?
O planejamento familiar é um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos para concepção e anticoncepção que, por sua vez, devem ser cientificamente aceitos e não colocar em risco a vida e a saúde das pessoas, com garantia da liberdade de escolha.
-
-
Confira o vídeo completo:



Saúde com Agente: Confira o Manual do Estudante preparado pela UFRGS.
       Catálogo do Curso Técnico em ACS e ACE.  —  Foto/Reprodução.
 
Manual do Estudante - Manual preparado para que o estudante conheça o curso em que está matriculado, as regras e os processos da Universidade.
-
-



-
-



-
-



-
-



-
-
Acesse o Vídeo para saber mais sobre atualização de Email e Telefone:


Portal do Aluno, acesse aqui!

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
NOVO PISO NACIONAL:

Lei Federal garante o pagamento da Insalubridade com base nos R$ 2.424

        A Insalubridade dos  Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.   —  Foto/Reprodução.
 
Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o Brasil tem direito ao pagamento do adicional de insalubridade, mesmo que os seus prefeitos e demais gestores digam que não ou mesmo neguemVeja a matéria completa, aqui!
-
Tecnologia do Blogger.