Saúde com Agente: Visita Domiciliar do ACS: material complementar da disciplina 7.
Saúde com Agente: Visita Domiciliar do ACS: material complementar da disciplina 7.
Grupos no WhatsApp | Uma das principais atribuições do agente comunitário de saúde (ACS) é a visita domiciliar, por meio da qual pode estabelecer um vínculo com as famílias atendidas e conhecer suas necessidades.
-
-
O registro das visitas domiciliares pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), quando não é registrada em tablets, é realizado por meio da ficha CDS de visita domiciliar e territorial. N° Em cada Ficha de Visita Domiciliar e Territorial, há possibilidade de registrar até 23 visitas.
Frequência, periodicidade e planejamento das visitas domiciliares. A VD é uma atividade central do processo de trabalho do ACS e deve ser realizada com frequência média de uma visita família/mês, sendo que as famílias com maior necessidade deverão ser visitadas com mais frequência.
Com o objetivo de realizar ações terapêuticas:
• paciente portador de doença crônica que apresente dependência física; pacientes idosos com dificuldade de locomoção ou morando sozinhos;
• pacientes com problema de saúde que dificulte sua locomoção até a ULS.
Outras situações devem ser discutidas com a equipe.
Confira o vídeo sobre a Visita Domiciliar do ACS, dentro do contexto do material complementar da disciplina 7:
-
-
Respostas comentadas da disciplina 7: Fundamentos do trabalho do agente de saúde
Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.
-
-
Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil.
O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.
Todas as atribuições do ACS estão listadas na Política Nacional de Atenção Básica.
Confira o vídeo completo sobre as Respostas comentadas da disciplina 7:
14ª parcela: agentes comunitários e de combate às Endemias cobram Incentivo de Financeiro Adicional.
A direção do Sindacs-Alagoas realizou ação para cobrar o Incentivo Financeiro Adicional (também conhecido como 14ª parcela), uma gratificação de final de ano repassada para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de todo o Brasil.
A ação sindical foi realizada em Santa Luzia do Norte, sob a articulação do diretor executivo Edvaldo Gonçalves, que se reuniu com o prefeito Márcio Lima, na manhã de terça-feira (20).
Na manhã de terça-feira (20), o diretor executivo do Sindicatos dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Edvaldo Gonçalves, e o diretor municipal João Luiz foram recebidos pelo prefeito de Santa Luzia do Norte, Márcio Lima, no auditório da Assistência Social, para discutir sobre o incentivo de final de ano dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às Endemias (ACS e ACE).
VEJA TAMBÉM:
Durante a reunião, Edvaldo Gonçalves agradeceu a abertura do diálogo com o prefeito informou que o sindicato encaminhou um modelo do projeto de lei para o pagamento do incentivo ao presidente da Câmara Municipal.
-
-
“Nosso trabalho, como representante destes servidores públicos é assegurar que seus benefícios sejam corretamente aplicados e por isso agradeço a todos que valorizam a categoria”, ressaltou.
O chefe do Executivo garantiu o pagamento integral do valor enviado pelo Governo Federal com esta finalidade, informando que o incentivo já está estabelecido em lei federal, então não será necessário criar uma lei municipal. “Vamos aguardar entrar todo o montante até o final de dezembro e vamos pagar de forma integral os valores enviados pelo Ministério da Saúde”, disse Márcio Lima.
Márcio Lima explicou que Santa Luzia do Norte foi um dos primeiros municípios de Alagoas, a pagar o piso salarial nacional dos ACS e ACE com o retroativo de maio e junho, respeitando a Emenda Constitucional 120, de autoria do Deputado Federal Valtenir Pereira (MDB/MT).
JASB com informações do SINDACS-AL.
-
-
Conteúdo Relacionado:
Fale com o JASB por e-mail: agentesdesaude @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
VEJA TAMBÉM:
[TODAS AS LIVES] Desde o Primeiro acesso ao AVA CONASEMS ao Portal de Serviços UFRGS.
O JASB tem usado todas as suas plataforma de redes sociais para deixar os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias bem informados sobre o Curso Técnico do Programa saúde com Agente. Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
URGENTE: Vídeo mostra tentativa de retirar serpente do ouvido de mulher.
Luiz Bacci divulga vídeo desesperador onde cobra entra no ouvido de mulher e gera choque: “Como consegue?” Veja a matéria completa, aqui!
NOVO PISO NACIONAL:
-
-
Conteúdo relacionado:
Brasil | CONACS | Associação FNARAS | Solidariedade | Economia | Governo | Política | Fé
Veja outras formas de doações, aqui!
Faça o seu comentário aqui!