Header Ads


Eleições: Bancada feminina aumenta na Câmara dos Deputados.

        Trata-se de um número maior do que o do último pleito, de 77 mulheres.     —  Foto/Reprodução/Depositphotos.
 
Eleições: Bancada feminina aumenta na Câmara dos Deputados.
Publicado no JASB em 05.outubro.2022. Atualizado em 21.outubro.2022.   

Grupos no WhatsApp Mulheres representam a maioria do colégio eleitoral do país (52,65%).
-
-
Trata-se de um número maior do que o do último pleito, de 77 mulheres.

Com o primeiro turno das eleições deste ano, a bancada feminina da Câmara dos Deputados será composta de 91 mulheres, cerca de 18%. Este número é maior do que o do último pleito, de 77 mulheres.

O Brasil tem 26 Estados mais o Distrito Federal. Em oito desses, as candidatas mulheres foram as mais votadas: Bia Kicis (PL-DF), com 214.733 votos; Caroline Toni (PL-SC), com 227.632 votos; Natália Bonavides (PT-RN), com 157.565 votos; Yandra de André (União-SE), com 131.471 votos; Silvye Alves (União-GO), com 254.653 votos; Dra. Alessandra Haber (MDB-PA), com 258.907 dos votos; Socorro Neri (PP-AC), com 25.842 dos votos; e Detinha (PL-MA), com 161.206 dos votos.

O PL e a federação do PT foram os partidos que conquistaram mais mulheres eleitas. Além disso, ambos também possuem as maiores bancadas da Câmara. O PT elegeu 21 deputadas. Já o PL, elegeu 17.
-
-
O PSD aumentou em 300% o número de mulheres eleitas. Agora, possuem quatro representantes na sua bancada. Anteriormente, tinha somente uma. A bancada feminina da Câmara também obteve, neste pleito, pela primeira vez na história, duas deputadas trans: Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG).


Conforme a agência de notícias da Câmara, a lei eleitoral brasileira trouxe incentivos às candidaturas femininas. De acordo com a legislação, os partidos precisam indicar 30% de mulheres para candidaturas à Câmara dos Deputados, e as candidaturas femininas possuem direito a 30% dos recursos do fundo eleitoral e 30% do horário de rádio e TV.

A partir deste pleito, os votos entregues a candidatas mulheres para o cargo de deputada contam em dobro para a distribuição do fundo partidário e do tempo de TV dos partidos. 
-
-
Contudo, os incentivos podem ser desvirtuados com as “candidaturas laranja” (de fachada) que cumprem a regra para desviar recursos. Mesmo com pouca representação nas esferas de poder, as mulheres representam a maioria do colégio eleitoral do país (52,65%).

Redação Revista Oeste

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 




JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
NOVO PISO NACIONAL:
Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.