Header Ads


Maceió: Agentes de Saúde fazem “funeral” de prefeito em frente a Secretaria de Saúde.

         Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió lutam para garantir seus direitos.     —  Foto/Reprodução.
 
Maceió: Agentes de Saúde fazem “funeral” de prefeito em frente a Secretaria de Saúde.
Publicado no JASB em 29.outubro.2022.         

Grupos no WhatsApp  Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió estão acampados na Secretaria Municipal de Saúde cobrando o piso salarial nacional na tabela do Plano de Cargos e Carreiras.
-
-
Para chamar atenção da sociedade, sobre um direito constitucional que está sendo negado aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS e ACE) de Maceió, os servidores públicos municipais realizaram um “funeral” do prefeito, JHC na manhã de quinta-feira (27). 

O chefe do Executivo nega a atualização da remuneração inicial no Plano de Cargos e Carreiras (PCC), dos ACS e ACE, como estabelece a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, lamenta a atitude do prefeito de Maceió e disse que a mobilização vai realizar um cortejo com o caixão e foto do prefeito até o Jaraguá. 

“Não nos dá nosso direito constitucional e como forma de retaliação está realizando descontos e colocando falta nos trabalhadores que estão participando desta greve geral, a qual é legitima. Um verdadeiro absurdo!”, expõe.
-
-
Os municípios devem realizar uma adequação dos vencimentos iniciais no PCC, após a EC 120/2022, conforme dispõe o artigo 9-A, da lei 1.350, de 05 de outubro de 2006. Sendo assim, os servidores públicos que possuem progressões na carreira, terão o direito de receberem vencimento superior aos que ingressaram no serviço público há menos tempo.

Greve

Desde o dia 11 de outubro, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió estão em Greve Geral conforme a Lei da Greve, Lei nº7.783, de 28 de junho de 1989.  A paralisação foi decidida durante uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 29 de setembro, que aconteceu no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol.  
-
-
NOTÍCIA ANTERIOR
Agentes comunitários de saúde farão cortejo fúnebre contra as retaliações da Prefeitura

Esses trabalhadores estão em greve desde o dia 29 de setembro pela implantação do piso nacional da categoria - Foto: Assessoria.
   
Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município de Maceió realizarão cortejo fúnebre na tarde de quinta-feira (27) contra as retaliações da Prefeitura de Maceió. Esses trabalhadores estão em greve desde o dia 29 de setembro pela implantação do piso nacional da categoria.
-
-
O diretor do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindas), Maurício Sarmento, informa que os agentes de saúde e de combate às endemias de Maceió estão sofrendo ataques duríssimos de corte de ponto, o não repasse dos consignados, como a mensalidade sindical ao sindicato, falta nos dias de mobilização dos trabalhadores, que são práticas antissindicais impostas pela Prefeitura de Maceió.

Maurício informa que além dos trabalhadores ganharem mal, eles sofreram descontos em média de 750 a 800 reais cada. O Sindicato contabiliza entre 250 e 300 servidores que estão participando por dia na greve.

"O piso nacional está previsto na Emenda 120/2022, que determina que nenhum agente comunitário de saúde e de combate às endemias pode receber menos que dois salários mínimos. Em Maceió, o trabalhador está recebendo em média 1.500 reais”, denuncia.

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias entraram em greve pela implantação do piso salarial nacional da categoria no plano de carreiras. A categoria está acampada em frente à Secretaria Municipal da Saúde.
-
-

Pela programação da mobilização, os agentes de saúde farão um velório simbólico pela manhã de quinta-feira (27) no acampamento. No horário da tarde, realizarão o cortejo fúnebre até o Jaraguá. E na sexta (28), a categoria participa da festa dos servidores no acampamento em frente à Secretaria.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
-
-
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Bravura: Durante a lua de mel, casal salva bebês de berçário em chamas.

        O casal passavam em frente ao prédio quando viram as chamas. Eles entraram para salvar o bebê.  —  Foto/Reprodução/arquivo pessoal.
 
O casal estava passando pelo local quando viu o prédio em chamas e eles não hesitaram em ajudar. “O instinto tomou conta”, disse ele. “Eu me vi olhando para 15, 20 bebês dormindo, e imediatamente meio que enfileiramos todos e começamos a agarrá-los, colocando-os no berço”, contou. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Previne Brasil: resultado de desempenho do 2º quadrimestre já está disponível
        Previne Brasil, programa de financiamento da APS.     —  Foto/Reprodução.
 
Acada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto no financiamento federal. Nesse contexto, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do segundo quadrimestre de 2022. Veja a matéria completa, aqui!
-
Tecnologia do Blogger.