Header Ads


VÍDEO - Herpes genital: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

        Conheça os sintomas mais comuns de herpes genital.  —  Foto/Reprodução.
 
VÍDEO - Herpes genital: o que é, sintomas, transmissão e tratamento.
Publicado no JASB em 30.outubro.2022. Atualizado em 13.novembro.2022.               

Grupos no WhatsApp O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível causada pelo vírus Herpes simplex (HSV), que pode ser transmitido de uma pessoa para outra por relação sexual sem camisinha ou pelo contato com as lesões presentes na região genital causadas pelo vírus.
-
-
O principal sinal indicativo de infecção pelo vírus do herpes é o aparecimento de lesões na região genital, que podem causar dor e desconforto e serem acompanhadas por outros sintomas gerais, como mal estar geral, febre e dor muscular, por exemplo.

É importante que o ginecologista ou urologista seja consultado assim que for identificada a presença de uma ferida na região genital, pois assim é possível iniciar o tratamento para diminuir a taxa de multiplicação do vírus, tratar as lesões e prevenir a transmissão.


Sintomas de herpes genital
Os sintomas mais comuns de herpes genital são:

Aparecimento de bolhas na região genital, que estouram e formam lesões abertas;

Saída de líquido pelas feridas;

Vermelhidão local;

Ardor, dor e coceira na região genital;

Desconforto para urinar e/ ou defecar, dependendo do local das feridas.
-
-
Os sintomas do herpes genital costumam aparecer entre 10 a 15 dias após o contato com o vírus, sendo os principais no pênis e na vulva. No entanto, também podem surgir lesões na região vaginal, colo do útero e próximo à região anal. Veja mais detalhes dos sintomas do herpes genital.

Como saber se estou com herpes genital
Para confirmar a infecção por herpes genital é importante consultar um ginecologista, no caso das mulheres, ou um urologista, no caso dos homens.

O diagnóstico inicial do herpes genital é feito pelo médico a partir da avaliação dos sinais e sintomas apresentados. Caso seja identificada a presença de lesões sugestivas de herpes genital, o médico pode pedir exames de sangue e da secreção da ferida, para identificar a presença do vírus do herpes e confirmar o diagnóstico.

-
-
        A herpes genital não tem cura, já que o vírus não consegue ser eliminado do corpo.  —  Foto/Reprodução.

Como acontece a transmissão
A principal forma de transmissão do herpes genital é por meio da relação sexual desprotegida, ou seja, sem camisinha, seja ela vaginal, anal ou oral. Além disso, o vírus pode ser transmitido por meio do contato com a secreção das feridas ou através do contato com a secreção vaginal ou peniana de uma pessoa com infecção ativa pelo Herpes simplex. Saiba mais sobre a transmissão do herpes genital.

Tratamento para herpes genital
O tratamento para herpes genital deve ser orientado pelo médico, sendo normalmente recomendado o uso de comprimidos antivirais, como o Aciclovir, Fanciclovir ou Valaciclovir, por cerca de 7 dias ou de acordo com a orientação médica. Confira mais detalhes do tratamento para herpes genital.
-
-
Pomadas para herpes genital
Em alguns casos, o médico pode ainda recomendar o uso de pomadas, que devem ser aplicadas diretamente nas feridas do herpes. Essas pomadas têm propriedades antivirais, que ajudam a diminuir a taxa de multiplicação do vírus, aliviando os sintomas e evitando a transmissão da doença.

Herpes genital tem cura?
A herpes genital não tem cura, já que o vírus não consegue ser eliminado do corpo, permanecendo nas células na sua forma "adormecida" e podendo ser ativado quando o sistema imunológico encontra-se enfraquecido.

Apesar de não ter cura, é possível controlar os sintomas e diminuir o risco de transmissão do vírus para outras pessoas através da realização do tratamento indicado pelo médico. Saiba como controlar o herpes genital.

Como prevenir
A principal forma de prevenção do herpes genital é através do uso de camisinha em todas as relações sexuais, evitar ter relações sexuais com pessoas que apresentam lesões na região genital que possivelmente são indicativas de infecção pelo vírus do herpes e evitar o contato com secreções vaginais e penianas.
-
-
Confira as orientações do Dra. Laura Lúcia:



Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 
-
-

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Bravura: Durante a lua de mel, casal salva bebês de berçário em chamas.

        O casal passavam em frente ao prédio quando viram as chamas. Eles entraram para salvar o bebê.  —  Foto/Reprodução/arquivo pessoal.
 
O casal estava passando pelo local quando viu o prédio em chamas e eles não hesitaram em ajudar. “O instinto tomou conta”, disse ele. “Eu me vi olhando para 15, 20 bebês dormindo, e imediatamente meio que enfileiramos todos e começamos a agarrá-los, colocando-os no berço”, contou. Veja a matéria completa, aqui!
-
-
Previne Brasil: resultado de desempenho do 2º quadrimestre já está disponível
        Previne Brasil, programa de financiamento da APS.     —  Foto/Reprodução.
 
Acada quatro meses, o desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado e tem impacto no financiamento federal. Nesse contexto, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do segundo quadrimestre de 2022. Veja a matéria completa, aqui!
-
Tecnologia do Blogger.