Header Ads


Greve Geral dos agentes de saúde de Maceió é iniciada com ato público.

        Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió.     —  Foto/Reprodução.
 
Greve Geral dos agentes  de saúde de Maceió é iniciada com ato público.
Publicado no JASB em 15.outubro.2022.    

Grupos no WhatsApp Servidores públicos municipais de Maceió participaram de atividade de luta contra os abusos da gestão.
-
-
Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió iniciaram a greve geral na terça-feira (11) com uma manifestação na porta da Secretária Municipal de Gestão (Semge), no Centro. São 1.250 trabalhadores solicitando a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), de acordo com a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022.

A paralisação foi decidida durante uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 29 de setembro, que aconteceu no no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol.  O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, explicou que a greve é um instrumento de luta e está sendo realizada de acordo com a Lei da Greve, Lei nº7.783, de 28 de junho de 1989.

“Esperamos todo o prazo regimental para iniciar a nossa manifestação e toda a categoria está com seu direito assegurado a greve. Os servidores aderiram de forma expressiva e apenas 30% dos serviços estarão funcionando”, relatou.
-
-
Ao longo da semana, as lideranças sindicais estarão visitando as bases e a próxima atividade de luta está marcada para acontecer na segunda-feira (17), na porta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rua Dias Cabral, Centro.


Prefeito Djalma Beltrão não implanta piso salarial nacional e servidores públicos municipais se reúnem com Sindacs-AL

        Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Piaçabuçu com lideranças do Sindacs.     —  Foto/Reprodução.

Agentes comunitários de saúde e agente de combate às endemias de Piaçabuçu cobram direito constitucional.
-
-
No litoral sul, Piaçabuçu é o único município que não realizou a implantação do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS e ACE). Diante desta situação, o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, o diretor do Sindacs-AL e secretário da Fenasce, Fernando Cândido, e o advogado Carlos Palagani, se reuniram com a categoria, nesta quinta-feira (13). 

A Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022, de autoria do deputado Valtenir Pereira, estabeleceu para a categoria, um piso salarial nacional de dois salários mínimos, o que corresponde a R$ 2.424,00; além do adicional de insalubridade e aposentadoria especial. “De Marechal Deodoro a Penedo, o único prefeito que não implantou a emenda 120, foi o Djalma Beltrão. Nos reunimos com ele em agosto e ele não cumpriu o que prometeu. Até agora os agentes aguardam a atualização dos seus salários”, ressaltou Nelson Cordeiro.

-
-
Os trabalhadores e os líderes sindicais decidiram realizar diversos encaminhamentos, inclusive ao Ministério Público do Estado de Alagoas e ao Ministério Público Federal. “Vamos procurar o secretário municipal de saúde e nossa assessoria jurídica vai ingressar com duas denúncias, uma no MPE e outra no MPF, além de peticionar uma ação judicial para que o Município implante imediatamente o piso dos ACS e ACE”, explicou Fernando. 

Os servidores públicos municipais ficaram de se reunir com os vereadores na quarta-feira (19) com o intuito de fortalecer a cobrança com o chefe do Executivo.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.