Header Ads


LEI SANCIONADA - Boa Vista retoma jornada de 40h de agentes de saúde para atender novo piso.

        Agentes de saúde durante atendimento em posto de saúde no início da pandemia.     —  Foto: Diane Sampaio/FolhaBV.
 
LEI SANCIONADA - Boa Vista retoma jornada de 40h de agentes de saúde para atender novo piso.
Publicado no JASB em 12.outubro.2022. Atualizado em 17.outubro.2022.   

Grupos no WhatsApp Novo piso salarial de dois salários-mínimos foi promulgado em maio pelo Congresso Nacional.
-
-
O prefeito Arthur Henrique (MDB) sancionou a lei que retoma a jornada de trabalho de 40 horas semanais para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A matéria foi publicada no Diário Oficial no dia 15 de setembro.

Ao enviar o texto à Câmara Municipal, o prefeito justificou que, além da melhoria de atendimento e à população, o aumento da carga horária antes de 30 horas - foi feito para atender à exigência de ter direito ao novo piso salarial de dois salários-mínimos (R$ 2.424 em 2022), promulgado em maio pelo Congresso Nacional.


Também Arthur Henrique sancionou alterações na lei que estabelece obrigações ao Pressem (Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município) para atender determinações do TCE-RR (Tribunal de Contas do Estado de Roraima) e assegurar a sustentabilidade do plano de aposentadoria.

Por Lucas Luckezie
-
-
Adolescente dá à luz em banheiro de unidade de saúde sem saber da gestação.

        A Secretaria de Saúde informou que a criança nasceu no vaso sanitário.  —  Foto/Reprodução.
 
Adolescente estava acompanhada pelo pai, uma adolescente deu à luz num banheiro de uma unidade de saúde, sem saber que estava grávida. 

Uma adolescente grávida, de 17 anos, deu à luz no banheiro de um hospital em Biguaçu (SC), na Grande Florianópolis, na tarde de domingo (9). Segundo o que informou a prefeitura, a menina estava com 36 semanas e contou que não sabia da gravidez. 

Susto - Aos 17 anos, a menina deu entrada na UPA de Biguaçu com dores abdominais.

A jovem, acompanhada pelo pai, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com dores abdominais. Enquanto o avô do recém-nascido fazia o preenchimento de cadastro da filha, sem saber da gravidez, a adolescente foi ao banheiro. Lá, entrou em trabalho de parto. 
-
-
Segundo o que contou a Secretaria de Saúde, a criança nasceu no vaso sanitário e precisou ser reanimada pelos profissionais da saúde. A jovem teve hemorragia no momento do parto e foi internada na UTI. 

Conforme a prefeitura, o pai da adolescente entrou em estado de choque no momento da ocorrência. A menina afirmou que não sabia da gravidez e que sentiu fortes dores abdominais apenas durante o domingo. 

A família foi encaminhada para a maternidade do município e, segundo a Secretaria de Saúde, nem a mãe e nem a criança correm risco de vida. 

UTI Neonatal na UPA ajudou a salvar a jovem
No último mês, a maternidade de Biguaçu teve 10 leitos neonatais inaugurados. Segundo o que afirmou a prefeitura, os novos leitos ajudaram a "salvar" a jovem, já que ela não precisou ser encaminhada para um hospital fora da cidade. 

Por Maria Eduarda Andrade.
-
-
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 

-
-
Gratificação de Final de ano: saiba como garantir o pagamento da 14ª parcela (Incentivo Financeiro Adicional)!

        Cada agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias possuem o direito ao recebimento do valor de R$ 2.424,00, conforme o repasse do FNS.     —  Foto/Reprodução.
 
A grande batalha travada pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde em seus aliados em Brasília, sem dúvida alguma, produziram muitos frutos. Muitos deles, nem mesmo a própria categoria tem conhecimento. É o caso do novo valor da 14ª parcela, a gratificação de final de ano.  Veja a matéria completa, aqui!
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!

-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.