Header Ads


Rio Grande do Sul: Agentes de Saúde da Capital pedem pagamento do Piso Nacional

        Mobilização dos ACS e ACE na capital Porto Alegre.  —  Foto/Reprodução.
 
Rio Grande do Sul: Agentes de Saúde da Capital pedem pagamento do Piso Nacional
Publicado no JASB em 05.setembro.2022.    

Grupos no WhatsApp Na manhã de quarta-feira (31) os Agentes de Saúde de Porto Alegre realizaram uma manifestação em frente a Prefeitura Municipal. A manifestação teve como motivo, o pedido para que seja repassado o Piso Nacional dos agentes, que foi votado pelos senadores e que já está na Constituição Federal. 
-
-
De acordo com o sindicato, o valor já foi repassado para a prefeitura, incluindo o valor retroativo, mas os agentes ainda não receberam o repasse.

O novo Piso Nacional foi estabelecido por meio de articulação da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, dando origem à Emenda Constitucional 120/22, de autoria do deputado Valtenir Pereira (MDB/MT). A norma garante salário base de R$ 2.424 para todos os ACS e ACE do país.

A nossa reportagem entrou em contato com a presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Sul (SINDACRS), Maria Inês, que nos enviou uma nota sobre a manifestação dos agentes: 
-
-
O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do RS-SINDACS-RS, juntamente com sua base realizou manifestação pública por motivo do não cumprimento da Emenda Constitucional 120 (EC120), na manhã desta terça-feira, 31 . A ACS e Sindicato participaram da manifestação em defesa de seus direitos garantidos pela EC120.

Considerando que no dia 06/05/2022 o vencimento base da categoria através de Emenda Constitucional passou a ser de 2 salários mínimos nacionais vigentes, R$2.424, no ano de 2022. Valor que ainda não foi atualizado em Porto Alegre .

Considerando que no dia 07/07/2022 o Fundo Nacional de Saúde (FNS) repassou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Porto Alegre o valor correspondente às parcelas retroativas a maio, junho e o valor atualizado referente do mês de julho.

Considerando que o valor referente ao mês de agosto atualizado, e valores retroativos a maio, junho e julho não constam na folha de pagamento agosto, ainda que o valor já se encontre no FMS.

Considerando que ainda que vereadores e esse SINDICATO tenham cobrado com insistência o envio de projeto de lei sobre a referida Emenda Constitucional. Não houve manifestação da Gestão.
-
-
Considerando que tal projeto de lei garantirá a atualização de valores insalubridade.

Considerando que pela Constituição Federal e lei 11350/2006 nenhum ACS pode ter um salário base inferior ao aprovado pelo Congresso Nacional. EC 120/2022.

O SINDACS-RS sendo o representante legal da categoria não hesitará em mais essa luta pelos direitos dos Acs, a luta Nacional foi árdua, perseveramos a EC 120 foi aprovada, iremos cobrar o cumprimento da mesma. Nenhum direito a menos;”, declarou a presidente do sindicato.

Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 

Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.

-
-
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 


[TODAS AS LIVES] Desde o Primeiro acesso ao AVA CONASEMS ao Portal de Serviços UFRGS.
        Acompanhe a transmissão ao vivo, aqui pelo JASB.  —  Foto/Reprodução.
 
O JASB tem usado todas as suas plataforma de redes sociais para deixar os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias bem informados sobre o Curso Técnico do Programa saúde com Agente. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.