Header Ads


Anápolis - Agentes de saúde lotam sessão que garantiu novo piso para categoria

       Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias lotam Câmara de vereadores.  —  Foto/Reprodução.
 
Anápolis - Agentes de saúde lotam sessão que garantiu novo piso para categoria
Publicado no JASB em 05.setembro.2022.    

Grupos no WhatsApp Vereadores da Câmara Municipal de Anápolis aprovam projeto de lei do Executivo, em sessão extraordinária acompanhada por dezenas de servidores da Secretaria Municipal de Saúde. 
-
-
Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias acompanharam a sessão extraordinária realizada na quarta-feira (31), na Câmara de Anápolis, para votação de projeto de lei complementar do Poder Executivo que estabelece novo piso salarial para as duas categorias.

O texto foi aprovado com 22 votos favoráveis – apenas o vereador João da Luz (PSC) não esteve na sessão. Com isso, a partir da sanção da matéria pelo prefeito Roberto Naves (PP), os agentes passam a ter piso de dois salários mínimos, que em valores atuais representa R$ 2.424,00.

A propositura votada pela Câmara Municipal cumpre o estabelecido pela Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, e duas portarias do Ministério da Saúde, editadas em 30 de junho deste ano.
-
-
De acordo com o artigo 4º do projeto aprovado, os efeitos da lei entram em vigor na data de sua publicação, “com efeitos financeiros retroativos a 5 de maio de 2022, data da promulgação da Emenda Constitucional nº 120”.

Além disso, o projeto de lei estabelece adicional de insalubridade aos ocupantes dos cargos de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias, “em atenção ao inciso 10 do artigo 198 da Constituição Federal, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022”.

O valor do adicional estabelecido será definido conforme a classificação do grau de insalubridade da atividade, nos termos do artigo 105 da lei nº 2.073, de 21 de dezembro de 1992. A percepção do adicional de insalubridade será atribuída tão somente aos servidores mencionados na lei complementar que estiverem no efetivo exercício da função”, completa o texto.

Os agentes comunitários de saúde são responsáveis pela promoção da saúde e pela prevenção de doenças na comunidade em que atua, com estímulo de hábitos de vida saudáveis, promoção da cidadania e orientação de indivíduos e grupos sobre o acesso à saúde, cadastramento de pessoas de sua área nos sistemas informatizados da atenção primária e manutenção desses dados. Por serem membros das comunidades em que atuam, os profissionais são o elo entre o cidadão e a equipe de saúde, e proporcionam as ações de saúde e enfrentamento de doenças no contexto domiciliar.
-
-
Por sua vez, os agentes de combate às endemias têm como atribuição o exercício de atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor de cada ente federado. São os profissionais da linha de frente no combate às doenças endêmicas.

“Portanto, a valorização salarial desses profissionais pretendida no incluso projeto de lei, e embasada constitucionalmente, ultrapassa a esfera econômica, trabalhista ou social, trata-se de política assecuratória [que assegura] de direitos e garantias fundamentais do ser humano previstos expressamente na Constituição Federal”, disse o prefeito Roberto Naves (PP) na sua justificativa.


Presente na sessão, a diretora Executiva do SindSaúde/GO (Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás), Sílvia Regina do Nascimento e Silva, frisou que a conquista veio após uma luta árdua em Brasília. Ela destacou outras pautas importantes para a categoria, como a qualificação. “Abriram cursos, mas foram 250 mil, sendo que somos mais de 350 mil em todo o Brasil”.
-
-
Mas houve avanços e queremos entregar o melhor trabalho para população, pois os usuários do SUS merecem”, completou Sílvia, que informou ter se encontrado recentemente com o secretário municipal de Saúde, Júlio Espíndola, que prometeu melhorar a identificação dos agentes, com crachás, facilitando o acesso dos servidores nas residências. “Isso é importante, pois a partir dos dados coletados pelos agentes comunitários que o Ministério da Saúde elabora as políticas públicas e define o repasse de verbas”, explicou a líder sindical.

Com informações da Prefeitura de Anápolis.

Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

[TODAS AS LIVES] Desde o Primeiro acesso ao AVA CONASEMS ao Portal de Serviços UFRGS.
        Acompanhe a transmissão ao vivo, aqui pelo JASB.  —  Foto/Reprodução.
 
O JASB tem usado todas as suas plataforma de redes sociais para deixar os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias bem informados sobre o Curso Técnico do Programa saúde com Agente. Veja a matéria completa, aqui!

-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.