VÍDEO: Agentes comunitários e de endemias ocuparam secretarias de Maceió pelo 2º dia e...
VÍDEO: Agentes comunitários e de endemias ocuparam secretarias de Maceió pelo 2º dia e atendimento segue suspenso.
Grupos no WhatsApp | Os agentes de saúde que haviam invadido a sede da Secretaria Municipal de Gestão e de Economia, no Centro de Maceió, no final da manhã de quarta-feira, 31, continuam com a ocupação do prédio na manhã desta quinta, 1º. Os atendimentos dos órgãos seguem suspensos por tempo indeterminado.
-
-
A reportagem do programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, esteve no local nas primeiras horas da manhã e apurou que os agentes dormiram no prédio para com a continuação da concentração da categoria pela manhã de hoje.
Adeilton Ferreira, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas, informou que o grupo ainda não recebeu sinalização de negociação com a prefeitura.
VEJA TAMBÉM:
"Estamos cobrando nosso plano de cargos e carreiras. O piso salarial dos agentes de saúde é de dois salários mínimos, e isso tem que ser observado no início de carreira, como temos direito como todos os servidores públicos, que tem progressões, titulações, méritos... A forma com que o prefeito de Maceió implantou no salário foi só um complemento, e estamos no prejuízo desde maio", destacou o presidente do sindicato.
"Precisamos entrar em acordo com o prefeito para que isso seja resolvido. Os trabalhadores estão aqui desde ontem de manhã num ato pacífico, sem prejudicar, sem vandalismo, apenas cobrando nossos direitos. Até hoje, não fomos recebidos pelo prefeito e estamos no aguardo. A manifestação continua firme e forte até que saia uma solução do prefeito, que ele sente com a gente e resolva essa situação", complementou Ferreira.
-
-
Por meio de nota, enviada nessa quarta, a Prefeitura informou que recebeu com "surpresa e tristeza" a manifestação dos servidores, já que as tratativas para a reestruturação da carreira estão em curso, inclusive com prazos acordados entre representantes da categoria e a gestão.
"Vale registrar que a Prefeitura de Maceió já paga aos agentes de Endemias e Comunitários de Saúde o novo piso salarial da Emenda Constitucional n. 120, de iniciativa do deputado federal Valtenir Pereira, incluindo os retroativos", mostra trecho do comunicado.
Protesto e invasão - O grande número de pessoas que invadiu o prédio das secretarias municipais se concentrou na Praça Deodoro e saiu em caminhada até a Rua Doutor Pedro Monteiro por volta das 11h de ontem.
Os manifestantes informaram que a cobrança é por respostas para definição do piso salarial e do plano de cargos e carreiras da categoria.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Segundo os agentes, a reivindicação tem relação com o cumprimento da Emenda 120, promulgada pelo Congresso Nacional em maio deste ano, que trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.
Os agentes usaram carros de som, faixas e até instrumentos musicais para chamar a atenção das autoridades em um ato pacífico.
Confira o vídeo da AL TV 1ª Edição:
JASB com informações de TNH1 com TV Pajuçara.
Matéria da TV Gazeta
Em protesto, agentes comunitários e de endemias ocupam a Secretaria de Economia de Maceió
Manifestantes pedem implantação do piso nacional e correção da tabela dos planos de cargos e salários; Prefeitura informou que negociações estão em curso e que já paga o piso salarial. Atendimento na Secretaria foi suspenso.
-
-
Agentes comunitários e de endemias ocupam Secretaria de Finanças de Maceió.
Agentes de endemias e comunitários de saúde ocupam, desde a manhã de quarta-feira (31), o prédio da Secretaria de Economia de Maceió (Semec), no Centro. Eles protestam pela implantação do piso nacional e a correção da tabela dos planos de cargos e salários.
Em nota, as secretarias de Gestão e de Economia de Maceió informaram que as tratativas para a reestruturação da carreira estão em andamento e que já paga aos agentes de endemias e comunitários de saúde o piso salarial, incluindo os retroativos (leia a nota na íntegra ao final do texto).
De acordo com a organização do protesto, cerca de 600 agentes ocupam o prédio da Semec e só deixarão o local quando forem ouvidos pela Secretaria de Economia para tratar das reivindicações.
-
-
Por causa do ato, o órgão suspendeu os atendimentos e não há prazo para a retomada. A partir desta quinta (1º), a secretaria deve entrar em contato com as pessoas que tinham atendimento marcado para esta quarta e fazer um novo agendamento.
VEJA TAMBÉM:
Leia abaixo a nota na íntegra das secretaria de Gestão e de Economia:
A Secretaria de Gestão e de Economia de Maceió, em respeito aos servidores que estão trabalhando arduamente e para preservar sua integridade física, informa que encerrou o expediente desta quarta-feira (31).
As Secretarias reconhecem a legitimidade de movimentos que reivindicam direitos, mas recebem com surpresa e tristeza a manifestação dos servidores nesta data, com a utilização, inclusive, de explosivos; já que as tratativas para a reestruturação da carreira estão em curso, inclusive com prazos acordados entre representantes da categoria e a gestão.
-
-
Vale registrar que a Prefeitura de Maceió já paga aos agentes de Endemias e Comunitários de Saúde o novo piso salarial da Emenda Constitucional n. 120, incluindo os retroativos.
Por fim, as Secretarias lamentam e pedem desculpas aos demais servidores que procuraram o órgão nesta quarta (31) e aos demais cidadãos que estavam presentes na sede da SEMEC durante a manifestação. Os serviços serão retomados quando for possível garantir a segurança dos servidores e demais usuários.
Por Adja Alvorável* e Andréa Resende, g1 AL e TV Gazeta
Fale com o JASB por e-mail: agentesdesaude @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
Veja as formas de doações, aqui!
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
VEJA TAMBÉM:
[TODAS AS LIVES] Desde o Primeiro acesso ao AVA CONASEMS ao Portal de Serviços UFRGS.
O JASB tem usado todas as suas plataforma de redes sociais para deixar os Agentes Comunitários e de Combate às Endemias bem informados sobre o Curso Técnico do Programa saúde com Agente. Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022. Veja a matéria completa, aqui!
NOVO PISO NACIONAL:
-
-
Conteúdo relacionado:
Brasil | CONACS | Associação FNARAS | Solidariedade | Economia | Governo | Política | Fé
Veja outras formas de doações, aqui!
Faça o seu comentário aqui!