Comoção no velório da agente de saúde morta a facadas; médica continua em estado grave.
Comoção no velório da agente de saúde morta a facadas; médica continua em estado grave.
Grupos no WhatsApp | "Ouvi gritos e achei que era alguém passando mal", diz testemunha de assassinato em Primavera do Leste (MT).
-
-
Durante o velório da agente de saúde Regy Rouse Lopes de Oliveira, assassinada na tarde de quinta-feira (25), em um posto de saúde em Primavera do Leste, familiares e colegas de trabalharam falam sobre o crime.
A enfermeira Érica Ferreira de Lima estava no local quando tudo aconteceu e relatou os momentos vividos na unidade.
"Ouvi gritos e fui atender o chamado, achei que fosse alguém passando mal. Quando eu cheguei, essa pessoa [o suspeito] estava com a faca em cima da barriga da médica e ela estava no chão, se debatendo. A agente de saúde estava dentro da sala, mas não tinha sido atingida" contou.
A irmã da vítima, Dejailse Fátima de Oliveira Lopes, pediu que o suspeito seja punido pela Justiça.
VEJA TAMBÉM:
-
-
"No seu próprio serviço, por falta de segurança, que nós devemos ter, mas principalmente as pessoas da saúde, porque eu vejo que é uma luta o que eles fazem por nós e não tem segurança. A Justiça tem que correr atrás e a população deve se unir"
Em nota, a Prefeitura de Primavera do Leste lamentou a morte da funcionária e disse estudar ações efetivas para melhoria na segurança dos profissionais de saúde. (Veja a íntegra ao fim da reportagem)
O crime
Regy Rouse Lopes de Oliveira e Jaqueline Matos da Croce foram atingidas com uma faca.
O crime aconteceu na tarde de quinta-feira (25), em uma Estratégia Saúde da Família (ESF), em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá.
Segundo a polícia, Antônio Anderson Ferreira Lima, de 34 anos, é natural de Altamira (PA) e reside em Primavera do Leste, no bairro São José, onde fica o posto de saúde, há pouco tempo. O suspeito trabalhava na área de construção civil.
-
-
Ele não possui antecedentes criminais em Mato Grosso, também conforme a polícia.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito estava com a faca escondida na região da cintura e esperou a consulta de outra paciente para entrar na sala, onde esfaqueou a médica.
Uma testemunha interviu, pegou uma mesa de madeira e foi em direção ao suspeito, que parou com as agressões.
Ainda segundo a polícia, o homem conseguiu sair do consultório e esfaqueou a agente de saúde na região do tórax.
O suspeito estava, ainda conforme a polícia, em surto psicótico.
Regy House Lopes de Oliveira não resistiu ao ferimento e morreu na tarde de quinta-feira (25). O sepultamento ocorreu em Poxoréo, na sexta-feira (26).
A médica, Jaqueline Matos da Croce, de 31 anos, está grávida de cinco meses e foi atingida no abdômen. O estado de saúde dela é considerado estável, segundo a Prefeitura. Ela está na UTI.
-
-
VEJA TAMBÉM:
Apoiadoras dos ACS e ACE se manifestaram sobre o caso.
Autor da EC 120, Dep. Valtenir Pereira (MDB/MT), usou as suas redes sociais e se manifestou sobre o caso ocorrido em seu estado:
"Estou com coração partido! 😭🖤
É com muita tristeza, que recebo a notícia do falecimento da servidora pública, Agente Comunitária de Saúde (ACS), de Primavera do Leste, Regy Rouse Lopes de Oliveira, que perdeu a sua vida tentando salvar outras duas vidas, uma em gestação, quando também foi atacada, com golpes de faca, em seu local de trabalho.
-
-
No auge dos seus 50 anos, Rouse parte precocemente deixando-nos muitas lições de amor, amizade e solidariedade. Uma profissional exemplar, que dedicou a sua vida em ajudar a sua comunidade e aos outros. Rouse deixa saudades eternas e três filhos.
Neste momento difícil, o qual nunca estamos preparados, meus sentimentos de pesar à família, aos amigos e aos seus colegas ACS e ACE. Que Deus ampare a todos!"
O deputado estadual Max Russi, publicou em suas redes sociais nota de pesar e tristeza pela tragédia que acarretou na morte de Regy Rouse:
“A tragédia choca e entristece. Desejo forças aos familiares das vítimas. Que a justiça seja feita e o culpado devidamente punido”, publicou o parlamentar.
Luto
A Prefeitura de Primavera do Leste decretou luto oficial de três dias.
O Paço Municipal e órgãos públicos retomarão os atendimentos na segunda-feira (29).
“Que a coragem e o amor pelo próximo que Regy Rouse Lopes de Oliveira demonstrou pelos seus companheiros de trabalho seja eternamente lembrados e que Deus seja o conforto para os amigos, companheiros e, principalmente, familiares”, diz a nota de pesar divulgada.
Com informações do Portal G1/MT
-
-
Fale com o JASB por e-mail: agentesdesaude @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
Veja as formas de doações, aqui!
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022. Veja a matéria completa, aqui!
NOVO PISO NACIONAL:
-
-
Conteúdo relacionado:
Brasil | CONACS | Associação FNARAS | Solidariedade | Economia | Governo | Política | Fé
Veja outras formas de doações, aqui!
Faça o seu comentário aqui!