Nova unidade de saúde homenageia agente comunitário que morreu em 2019.
Obras na unidade foram paralisadas duas vezes, primeiro por "entraves burocráticos" e depois pela própria pandemia. — Foto/Reprodução/Marcelo Victor/ Correio do Estado.
Nova unidade de saúde homenageia agente comunitário que morreu em 2019.
Grupos no WhatsApp | Jeferson Rodrigues de Souza é imortalizado com inauguração de unidade de saúde da família.
-
-
Algo que a pandemia da Covid-19 ensinou - com quase 34,5 milhões de brasileiros vitimas da doença -, foi a valorização dos profissionais da saúde, observada no nome que batiza a nova Unidade da Saúde da Família, no bairro Santa Emília em Campo Grande, como Jeferson Rodrigues de Souza.
Falecido em 2019, o Jeferson Rodrigues foi agente comunitário de saúde do bairro Cristo Redentor e, no decorrer dessa semana, amigos e familiares puderam acompanhar o lançamento do novo espaço de acolhimento.
VEJA TAMBÉM:
"Ele era uma pessoa muito especial não só pra família, mas para todos aqueles que tiveram a possibilidade de conviver com ele. Certamente deixou um importante legado de luta, trabalho e exemplo para todos nós”, comentou o irmão de Jeferson, também servidor público, Alexandre Rodrigues de Souza.
-
-
Conforme a Prefeitura, no espaço, que já conta com cardiologista, psiquiatra em sua equipe e estrutura para teleconsulta, haverá:
Farmácia
sala de vacinação;
sala de pré e pós consulta;
de procedimentos;
de inalação;
de curativo;
09 consultórios multiprofissionais;
central de material e esterilização (CME);
consultório odontológico;
sanitários (inclusive com acessibilidade);
01 auditório e
sala de múltiplo uso.
Tempo de valorização
Entre outubro de 2020 e março de 2021, 518 profissionais de saúde sul-mato-grossenses foram entrevistados para uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz em Mato Grosso do Sul.
Coordenada pela doutora em Ciências e pesquisadora em Saúde Pública, Débora Dupas Nascimento, os resultados divulgados em 2021 apontam que mais da metade dos entrevistados apresentaram sintomas - de leves a severos - de ansiedade, estresse e depressão.
-
-
"Chamou nossa atenção o fato de os profissionais de saúde primária, como os que atendem em postos de saúde, mostrarem um nível de sofrimento bastante alto, maior até de quem trabalha em hospitais. A literatura já mostra que, em contextos normais, profissionais da saúde já são mais suscetíveis a esses transtornos. Agora, na pandemia, isso se agravou, reduzindo o número de profissionais disponíveis por conta do número de afastamentos", explica a pesquisadora."
Esperada há quase uma década, o projeto custou mais de R$ 2,2 milhões e foi criado ainda em 2007 e foi justamente a pandemia que paralisou por uma segunda vez a entrega da obra, retomatada em 2021.
Espaço tem cardiologista e psiquiatra na equipe médica e conta com ambiente para teleconsulta. — Marcelo Victor/ Correio do Estado.
Iniciada efetivamente em 2015, ela foi paralisada com aproximadamente 45% da sua parte física executada, em 2016, por entraves burocráticos.
-
-
VEJA TAMBÉM:
Silvio Pitu assume a autoria do projeto que, segundo ele, homenageia "o primeiro agente de saúde da história" dando seu nome à 73ª unidade básica e de saúde da família existente em Campo Grande.
"Esse gesto de carinho feito por mim, é uma homangem aos agentes de saúde. Você que é o para-choque, muitas vezes é o psicólogo, é amigo, é o que segura nossa saúde. Você agente de saúde, sinta-se abraçado por essa unidade, que tem o nome de um colega seu, um agente comunitário", disse ele, cuja carreira política.
Radialista, ele que começou sua carreira política nos bastidores, compondo assessorias na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Câmara Municipal e Prefeitura, antes de seu último cargo como vereador, revela a importância de um ato simples.
"Que esse dia seja marcado, e que possamos ver inúmeros projetos de leis dessa magnitude. Homenagear os profissionais da saúde, as pessoas que fazem a diferença, e o nome do Jeferson, quando veio apresentado à mim, foi unânime", apontou ele, através das redes sociais.
LEO RIBEIRO
-
-
Fale com o JASB por e-mail: agentesdesaude @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
Veja as formas de doações, aqui!
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
VEJA TAMBÉM:
"Estou com coração partido," diz o autor da Emenda 120, ao tomar conhecimento da morte violenta de ACS.
Os agentes comunitários de saúde de todo o Brasil ficaram chocados com o que houve com a colega, agente em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá). A agente atacada por um paciente numa Unidade de Saúde, após tentar socorrer uma médica grávida, que havia sido gravemente esfaqueada. Infelizmente a ACS não resiste e morre.
VEJA TAMBÉM:
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022. Veja a matéria completa, aqui!
NOVO PISO NACIONAL:
-
-
Conteúdo relacionado:
Brasil | CONACS | Associação FNARAS | Solidariedade | Economia | Governo | Política | Fé
Veja outras formas de doações, aqui!
Faça o seu comentário aqui!