Header Ads


Secretaria de Saúde realiza a entrega de kits para agentes comunitários de saúde

        Os agentes somente havia recebido esse material há cerca de 4 anos.  —  Foto/Reprodução.
 
Secretaria de Saúde realiza a entrega de kits para agentes comunitários de saúde
Publicado no JASB em 29.agosto.2022.  Atualizado em 05.setembro.2022.      

Grupos no WhatsApp A secretaria municipal de saúde realizou entre os dias 22 à 26 de agosto a entrega de materiais para os agentes comunitários de saúde de Cruzeiro do Sul.
-
-
Os materiais entregues incluem fardamento completo e materiais de apoio para os ACS. O kit é composto por: 01 mochila, 02 blusas, 01 calça, 01 chapéu e 01 fita métrica e 01 balança.

“São mais de 249 ACS que estão recebendo em cada uma de suas unidades de saúde. Na Vila Lagoinha, a entrega aconteceu junto com a programação do agosto dourado. Na zona urbana esta entrega já foi totalmente concluída e em breve será concluída na zona rural”, explicou a secretária municipal de saúde Valéria Lima.

        Os agentes de saúde comemoraram o recebimento dos kits.  —  Foto/Reprodução.

Os kits provêm de recurso próprio da prefeitura. 

“Os agentes já haviam recebido esse material anteriormente, há cerca de 4 anos, balanças não funcionavam, o fardamento estava desbotado, as mochilas já estavam desgastadas. Todos gostaram e aprovaram o novo material, que é de boa qualidade. Foi um pedido do prefeito pela necessidade dos agentes e pedido dos sindicatos”, concluiu.
-
-
CURSO TÉCNICO: 

Programa Saúde com Agente é aberto em Itabuna para formação técnica de agentes comunitários e de endemias.

        A formação tem parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).  —  Foto/Reprodução.
 
Itabuna passa a integrar das cidades brasileiras que aderiram ao Programa Saúde com Agente, iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Na manhã do dia 9 de agosto, 509 profissionais participaram da abertura do Curso de Nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FAÇA), que tem o objetivo de capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Combate às de Endemias (ACE), para melhor atender às necessidades da população.
-
-
A apoiadora da Educação Permanente em Saúde da Prefeitura de Itabuna, Deyse Santos, explica que o curso vai fortalecer o trabalho dos agentes em campo. 

“Os Agentes Comunitários de Saúde e Combate às de Endemias terão novas atribuições, dentre elas, a de verificar a pressão arterial e glicemia”, afirmou.

Com duração de 10 meses, com carga horária de 1.275 horas, o curso será ministrado pela UFRGS e terá modalidade híbrida. Ou seja, com aulas presenciais, através de profissionais da Atenção Primária ou da Vigilância em Saúde da cidade e virtual com tutores. A grade curricular inclui o reconhecimento de uma plataforma virtual, das tecnologias em saúde e das políticas públicas.

“Todo o processo seletivo dos agentes foi realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde a fase de inscrição e homologação”, falou Deyse Santos.

O curso tem contrapartida da Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde. 

“O município se predispôs a dar todo apoio para que nossos agentes sejam capacitados”, disse secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, na abertura do evento.
-
-
A apoiadora de Estratégia Saúde da Família, Margarida Amorim é uma das defensoras da realização do curso em Itabuna, tendo ressaltado o esforço da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) para trazê-lo, já que há 15 anos era esperado pelos agentes.


“Fomos contemplados com a adesão da Prefeitura ao curso técnico. Brevemente nossos agentes vão usar aparelhos e equipamentos que antes não tinham acesso na assistência às pessoas. Além disso, os alunos terão uniformes adequados estabelecidos pelo Ministério da Saúde, chapéu, material didático, oxímetro e glicosímetro, dentre outros” , afirmou.


A Agente Comunitária de Saúde, Alessandra Ribeiro, acredita que o curso vai agregar mais conteúdo ao trabalho que já exerce. “ Agora, vamos poder até aferir a pressão e medir a glicemia dos pacientes. Me senti muito feliz quando fui selecionada”, comemorou.

Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Itabuna. 
-
-
Fale com o JASB por e-mail:   agentesdesaude  @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.

Veja as formas de doações, aqui!

JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

"Estou com coração partido," diz o autor da Emenda 120, ao tomar conhecimento da morte violenta de ACS.

        Deputado Valtenir Pereira usou as suas mídias sociais para manifestar lamento e solidariedade, em face da tragédia ocorrida com agente de saúde em MT.  —  Foto/Reprodução.
 
Os agentes comunitários de saúde de todo o Brasil ficaram chocados com o que houve com a colega, agente em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá). A agente atacada por um paciente numa Unidade de Saúde, após tentar socorrer uma médica grávida, que havia sido gravemente esfaqueada. Infelizmente a ACS não resiste e morre.

-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.

        Os agentes comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias representam a coluna de sustentação da base do SUS.  —  Foto/Reprodução.
     
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022Veja a matéria completa, aqui!



Tecnologia do Blogger.