EC 120: Agentes comunitários de Jequié protestam e cobram Piso Nacional
EC 120: Agentes comunitários de Jequié protestam e cobram Piso Nacional.
Grupos no WhatsApp | Nesta segunda-feira (22/08) as categorias dos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate as Endemias, através da sua representação sindical no município de Jequié (BA), realizam uma assembleia em frente ao prédio da Prefeitura para ampliar a discussão em defesa do cumprimento da Emenda Constitucional nº 120, de 04 de maio de 2022, de iniciativa do Deputado Valtenir Pereira (MDB/MT).
-
-
A emenda estabelece um piso salarial nacional de dois salários mínimos (equivalente hoje a R$ 2.424) para a categoria e a alinhar novos atos de protesto contra o descaso do gestor municipal em relação a este compromisso em sua integralidade.
O sindicato afirma que o município de Jequié é o único entre os demais municípios da base de representação sindical que não está cumprindo suas obrigações perante a lei que garante o direito dos trabalhadores ao piso nacional.
VEJA TAMBÉM:
Há muito tempo a categoria se encontra mobilizada para que o prefeito assuma essa responsabilidade. Diversas manifestações foram realizadas, a mais recente aconteceu na manhã da última quinta-feira, 18, quando boa parte dos 470 trabalhadores percorreram as ruas centrais da cidade alertando a população para o problema.
-
-
Novos atos ocorrerão nas próximas quarta e quinta-feira. Durante as manifestações públicas, os trabalhadores também reclamam da falta de compreensão e desrespeito do gestor em relação ao Plano de Cargos Salarial, e também reivindicam melhoria das condições de trabalho.
O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Jequié entende que é fundamental manter esses profissionais em seus postos, com vencimentos justos e condizentes com a importância vital da atividade.
VEJA TAMBÉM:
Se os municípios almejam melhorias na saúde pública não podem omitir em garantir a valorização dos agentes de saúde e dos agentes de combate a endemias que prestam serviços importantes e essenciais à população, pois são esses profissionais que mais conhecem a saúde do povo, com ações de prevenção de doenças e promoção de saúde.
José Américo Castro.
-
-
Fale com o JASB por e-mail: agentesdesaude @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
Veja as formas de doações, aqui!
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
VEJA TAMBÉM:
Saúde com agente: informações importantíssimas repassadas pelos organizadores do Curso Técnico.
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias participante do Programa Saúde com Agente de todo o Brasil tem encontrado dificuldade de ingresso no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022. Veja a matéria completa, aqui!
NOVO PISO NACIONAL:
-
-
Conteúdo relacionado:
Brasil | CONACS | Associação FNARAS | Solidariedade | Economia | Governo | Política | Fé
Veja outras formas de doações, aqui!
Faça o seu comentário aqui!