Presidente da CONACS faz revelações impactante sobre a guerra em defesa do Piso de 2 salários.
Presidente da CONACS faz revelações impactante sobre a guerra em defesa do Piso de 2 salários.
Grupos no WhatsApp | Durante o encontro estadual de agentes comunitários saúde e agentes de combate às endemias na cidade de Arapiraca, Ilda Angélica Correia, presidente da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, fez declarações impactantes sobre a guerra travada com o objetivo de aprovar a Proposta de Emenda Constitucional 22/2011, de autoria do deputado federal Valtenir Pereira (MDB/MT).
-
-
É importante lembrar que a luta pelo Piso Nacional de 2 salários mínimos nasceu em 2006 com o Projeto de Lei 7495/2006, contudo, o Governo Federal nunca permitiu que o objetivo fosse alcançado. Em junho de 2014, o Governo aprovou com vetos a Lei 12.994, dando origem ao Piso de R$ 1.014, muito abaixo do valor defendido no PL original. Se contar com os vetos, que deixou o valor congelado por quase 5 anos.
No caso da vitória, obtida por meio do Emenda 22, Ilda Angélica comentou sobre o que houve de novo, capaz de garantir a aprovação da proposta. Segundo ela, Fernando Collor foi a carta na manga, capaz de fazer a diferença, conduzindo os agentes à grande vitória dos 2 salários mínimos, depois de 11 anos de articulação, por meio da PEC.
Além de ser o relator da PEC 09, no Senado, o senador fez uma articulação fundamental na Câmara dos Deputados, garantindo a votação e aprovação em 2 turnos. Depois, repetiu a grande façanha no Senado.
“No momento certo, encontramos a pessoa certa. O senador Collor foi muito solícito em receber a confederação nacional, tivemos um encontro muito produtivo onde recordamos que o programa foi uma ação dele quando presidente da República.
-
-
Tudo isso mudou a partir daquele momento. E agora, tivemos o senador como um mediador para a tramitação célere da PEC 22. Estar em Arapiraca é um momento de agradecimento, de reconhecimento a esse senador, que não mediu esforços para conseguir essa grande vitória”, afirmou Angélica.
Diante do reconhecimento do trabalho exitoso, Collor falou do que considerou um privilégio, comentou sobre a criação da carreira de agente comunitário de saúde, quando era presidente e disse que o empenho para aprovação da PEC é resultado do seu compromisso com a categoria. “O meu compromisso não se encerra com essa conquista. Quero dizer que, se Deus permitir e o povo alagoano quiser, no governo de Alagoas vocês serão ainda mais importantes, valorizados”, comentou Collor, diante de todos os presentes no evento.
A direção da FEDACS/AL - Federação dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas também esteve presente ao encontro estadual e deixaram registrado o reconhecimento ao apoio de Fernando Collor.
-
-
VEJA TAMBÉM:
Presidente da CONACS faz revelações impactante sobre a guerra em defesa do Piso de 2 salários.
Em encontro estadual, agentes comunitários saúde e agentes de combate às endemias destacam trabalho de Fernando Collor, na garantia do piso nacional: ‘parceiro fundamental’
Em evento na cidade de Arapiraca, na sexta-feira (19), o senador Collor (PTB), candidato ao governo de Alagoas, esteve reunido com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
Durante o encontro, que reuniu representantes da categoria de todo o estado, eles destacaram o trabalho de Collor, que garantiu a implantação do piso nacional da categoria após intenso trabalho em Brasília. Com a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 9), os profissionais passaram a receber dois salários mínimos, além do adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas.
-
-
De acordo com Ilda Angélica Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs), durante 11 anos a categoria lutou para a aprovação da PEC, mas não havia avanços. Ainda segundo ela, Collor abraçou a luta da categoria, mobilizou a Câmara e o Senado e, após articulação, conseguiu tirar do papel essa grande conquista.
“No momento certo, encontramos a pessoa certa. O senador Collor foi muito solícito em receber a confederação nacional, tivemos um encontro muito produtivo onde recordamos que o programa foi uma ação dele quando presidente da República.
-
-
Tudo isso mudou a partir daquele momento. E agora, tivemos o senador como um mediador para a tramitação célere da PEC 22. Estar em Arapiraca é um momento de agradecimento, de reconhecimento a esse senador, que não mediu esforços para conseguir essa grande vitória”, afirmou Angélica.
O presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Endemias do Estado de Alagoas, Jader Albuquerque, ressaltou a importância de Collor nessa luta. Ele disse ainda que o piso nacional é uma conquista há muito esperada.
“Graças ao nosso senador Collor conseguimos vencer e não foi fácil. Collor nos encontrou em Arapiraca, ouviu nossos anseios e disse que compraria a briga. Em três meses, ele fez com que conseguíssemos a vitória. O senador Collor articulou para que a grande vitória se tornasse real. Nem os agentes nem os governos acreditavam nisso”, disse ele.
-
-
Ainda segundo Jader Albuquerque, a única exigência da categoria era que a PEC original fosse aprovada. “Ele disse que não mudaria uma vírgula, sendo que o senador observou que faltava um item importante: então colocou um artigo que exige a aplicabilidade imediata. Por isso que a nossa vitória é imensa, e estamos celebrando”, acrescentou Jader.
VEJA TAMBÉM:
No evento, Collor ressaltou o privilégio de ter criado a carreira de agente comunitário de saúde quando presidente e disse que o empenho para aprovação da PEC é resultado do seu compromisso com a categoria. “O meu compromisso não se encerra com essa conquista. Quero dizer que, se Deus permitir e o povo alagoano quiser, no governo de Alagoas vocês serão ainda mais importantes, valorizados”, expôs Collor.
Ainda durante o discurso, Collor destacou a parceria dos Poderes em Brasília.
“Vocês imaginam que essa proposta estava parada há 11 anos? O deputado Artur Lira foi muito importante porque assumiu o nosso compromisso em colocar em votação o PL. O senador Davi Alcolumbre colocou em votação com urgência e foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça por unanimidade. Foi um trabalho que veio da base, uma construção tijolo por tijolo, até que coroamos tudo isso com a decisão final do presidente Jair Bolsonaro”, finalizou.
-
-
NOTÍCIAS DAS CIDADES:
Fale com o JASB por e-mail: agentesdesaude @ gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
Veja as formas de doações, aqui!
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
VEJA TAMBÉM:
Saúde com agente: informações importantíssimas repassadas pelos organizadores do Curso Técnico.
Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias participante do Programa Saúde com Agente de todo o Brasil tem encontrado dificuldade de ingresso no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem. Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
PEC dos 3 salários mínimos como remuneração para os Agentes de Saúde (ACS e ACE) com Curso Técnico.
Uma nova Proposta de Emenda à Constituição busca aumentar para três salários mínimos a remuneração dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias com Curso Técnico, trata-se da PEC 18/2022. Veja a matéria completa, aqui!
NOVO PISO NACIONAL:
-
-
Conteúdo relacionado:
Brasil | CONACS | Associação FNARAS | Solidariedade | Economia | Governo | Política | Fé
Veja outras formas de doações, aqui!
Faça o seu comentário aqui!