Header Ads


Brasília: Projeto regulamenta grau de risco do adicional de insalubridade aos ACE e ACS.

        A Insalubridade proposta pela EC 120 prevê 40% para agentes comunitários e de combate às endemias. O texto ainda será regulamentado.  —  Foto: JASB/Samuel Camêlo.
 
Brasília: Projeto regulamenta grau de risco do adicional de insalubridade aos ACE e ACS.
Publicado no JASB em 16.junho.2022.  Atualizado em 19.junho.2022    

Grupos no WhatsApp | Conforme diversas matérias do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil já vinha informando com exclusividade, a regulamentação da Emenda Constitucional 120/2022, está sendo proposta. Confira nesta matéria exclusiva!
-
-
O deputado federal Valtenir Pereira (MDB-MT), autor da Proposta de Emenda à Constituição, que deu origem à EC 120, tem trabalhado arduamente para regulamentar o adicional de insalubridade e Aposentadoria Especial Exclusiva dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

O deputado Valtenir protocolou o Projeto de Lei (PL) 1336/2022 para dispor sobre o adicional de insalubridade das duas categorias. O PL determina, em razão dos riscos inerentes às atividades desenvolvidas por esses profissionais, o adicional em grau máximo (40 por cento), calculado sobre o vencimento.

O projeto está aguardando a designação de relator na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
-
-

Mais uma vez nos deparamos com os reflexos do trabalho desenvolvido pela CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde. É fundamental que os ACS/ACE fortaleçam as articulações realizadas pela Confederação. Uma instituição que conseguiu promover a mudança da Constituição Federal por 3 vezes. 
-
-
Depois da regulamentação da insalubridade, será a vez da Aposentadoria Especial Exclusiva dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemia. Saiba mais detalhes, veja aqui!

A EC 120 além de garantir os 2 salários mínimos e adicional de insalubridade, também remente à aposentadoria especial. O relator da PEC 09/2022 no Senado, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, explicou que são muitos os riscos da profissão, como o de pegar doenças e de se expor a condições nocivas.

        A EC 120 se tornou possível graças a articulação de Collor na Câmara e no Senado.  —  Foto/Reprodução.

Collor continuou: "É um trabalho inclemente, árduo, de sol a sol escaldante, de chuva a chuva, subindo ladeiras e descendo morros. Tudo somado ao contato permanente com moradores, por vezes portadores de doenças infectocontagiosas, como tuberculose, hanseníase, hepatite dentre outras. E vetores, propagadores de doenças, além da manipulação de larvicida e inseticida e tantas outras intempéries que enfrentam."

-
-
Vários senadores lembraram que a categoria foi criada em todo o País no governo Collor, na década de 90. Hoje há cerca de 400 mil desses profissionais, responsáveis por visitar famílias, orientar para cuidados básicos e prevenção de doenças e encaminhar os casos mais graves para o sistema de saúde. 

Saiba mais sobre o valor do Adicional de Insalubridade que cada ACS e ACE irá receber, caso o texto do deputado Valtenir seja aprovado, sem modificação. Acesse aqui!

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-
NOVO PISO NACIONAL:

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!
-
-
CONASEMS emite nota técnica informando que os municípios são obrigados a pagar o novo Piso.

        Nota técnica do CONASEMS reconhece o direito dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias ao novo Piso de R$ 2.424.     —  Foto/Reprodução.
 
O CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por meio de Nota Técnica, manifestou-se favoravelmente aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, quanto as questões relacionadas ao pagamento do novo Piso Salarial Nacional, conforme valores estabelecidos pela Emenda Constitucional 120/2022. 
-
Conteúdo relacionado:


Tecnologia do Blogger.