Header Ads


Internacional: Ministério da Saúde do Peru reconhece o trabalho dos agentes comunitários de saúde.

        “Sabemos que através de vocês vidas foram salvas, somos gratos pelo trabalho que vocês fizeram antes e durante a pandemia (...), disse ministro da saúde, Jorge López Peña.   —  Fotos: MINSA.
 
Internacional: Ministério da Saúde do Peru reconhece o trabalho dos agentes comunitários de saúde
Publicado no JASB em 06.junho.2022. Atualizado em 07.junho.2022   

Grupos no WhatsApp Ministério da Saúde do Peru reconhece o trabalho dos agentes comunitários de saúde pelo seu protagonismo em benefício da saúde pública nacional.
-
-
O ministro da Saúde, Jorge López Peña, destaca as ações realizadas antes e durante a pandemia de COVID-19.

Ser agente comunitário de saúde é uma benção de Deus, porque visitamos mães, crianças, famílias inteiras, ajudando a melhorar sua alimentação, sua saúde, evitamos mortes maternas em gestantes e informamos sobre doenças que afetam a saúde da nossa comunidade. ”, destacou a senhora Máxima Mendoza Carhuamaca, que há sete anos realiza ações de Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Máxima Mendoza, 43 anos, é da comunidade camponesa de Asapampa, no distrito de Chilca, região de Junín, e faz parte dos 35.000 ACS reconhecidos por sua liderança na comunidade. São eles que, por vocação, realizam ações voluntárias de promoção da saúde para a prevenção de muitas doenças em coordenação com o pessoal do estabelecimento de saúde e outras instituições.
-
-
        “Sabemos que a.  —  Fotos: MINSA.

De acordo com o registro da ACS, a região natural das montanhas tem 54% de participação, o litoral com 32% e a selva com 14% de participação. As cinco regiões do país com o maior registro são: Cajamarca (5.014), San Martín (3.572), Huánuco (2.647), Ayacucho (2.520) e Áncash (2.048). 

A Direção de Promoção da Saúde (Promsa) do Minsa, reuniu esta sexta-feira mais de 600 dirigentes de 25 regiões do país e Lima Metropolitana no "Encontro Nacional - Dia do Agente Comunitário de Saúde", o mesmo que permitiu aos ACS trocar experiências bem-sucedidas vividas em sua comunidade. 
-
-
O responsável do Minsa, Jorge López Peña, chegou ao local do evento que decorreu no Coliseu Eduardo Dibós em San Borja, que agradeceu à comunidade presente a sua louvável contribuição na formação de uma cultura de saúde e melhor qualidade de vida para o nível individual, familiar e comunitário.

       ACS Máxima Mendoza Carhuamaca.  —  Fotos: MINSA.

Sabemos que através de vocês vidas foram salvas, somos gratos pelo trabalho que vocês fizeram antes e durante a pandemia. Vamos continuar incentivando nossa população a vir se vacinar”, detalhou o ministro.


Durante a atividade, foi realizado o uso simbólico de coletes para os ACS pertencentes à costa, serra e selva, além disso, em coordenação com a filial de Parceiros em Saúde Peru, foram concedidas bolsas integrais para estudo em administração, técnicos de enfermagem, divulgação para os Agentes, os membros da comunidade de saúde e os filhos dos ACS.
-
-
        Agentes de Saúde receberam bolsas integrais para estudo em administração e técnicos de enfermagem.  —  Fotos: MINSA.

Por sua vez, a diretora de Promoção da Saúde do Minsa, Elizabeth Rojas Lara, destacou o trabalho desenvolvido pelos ACS durante a pandemia. “Sem os Agentes Comunitários de Saúde teria sido difícil chegar às comunidades remotas, representam um pilar durante a pandemia com doentes COVID e não COVID, agora ajudam-nos na sensibilização, permitindo-nos reduzir as lacunas de vacinação”, sublinhou.

Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.

 Receba notícias direto no celular  entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
 WhatsApp , Telegram   Facebook  ou Inscreva-se no canal do  JASB no YouTube 


Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.


JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações do Ministério da Saúde do Peru.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui! 
-
-

Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424. 

        Confira a primeira lista nacional das cidades que já pagam ou formalizaram o pagamento do novo Piso Nacional dos ACS e ACE.     —  Foto/Reprodução.
 
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.

        Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).   —  Foto: Clauber Cleber Caetano/PR.
 
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.

-
Conteúdo relacionado:

Tecnologia do Blogger.