Vereadores se reúnem com Agentes Comunitários e de Combate às Endemias em Belém
Vereadores se reúnem com Agentes Comunitários e de Combate às Endemias em Belém.
Grupos no WhatsApp | Representantes dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da SESMA estiveram na Câmara Municipal de Belém (CMB), na manhã de segunda-feira (06), buscando apoio do Legislativo Municipal.
-
-
A sessão foi suspensa e alguns representantes reuniram-se com os vereadores para solicitar apoio em relação ao reconhecimento do vínculo da classe como empregados públicos transformando-os em estatutários. Atualmente os agentes são regidos pela CLT.
Segundo o vereador Bieco, autor da moção de apoio aos ACSs e ACEs, o referido documento foi solicitado pela própria categoria.
VEJA TAMBÉM:
“Essa moção foi solicitada pelos ACSs e ACEs e eu estou muito feliz pela confiança e por acreditarem em meu trabalho. Ela terá objetivo de dar mais visibilidade a esses profissionais e será uma oportunidade para que pautas pertinentes à classe sejam debatidas”, pontou o vereador.
-
-
Os agentes, que trabalham em situações adversas para atender a população, foram fundamentais durante a pandemia para viabilizar uma série de medidas preventivas contra o covid-19 e valorizá-los é uma forma de demonstrar respeito.
O presidente da Associação dos Agentes de Saúde de Belém, Jeferson Souza, destacou a importância da mudança do Regime da CLT para o Estatuto do Município de Belém:
“Reunimos com os vereadores para solicitar aprovação de uma moção de apoio visando a alteração do Regime da CLT para o Estatuto do Município de Belém, com objetivo de nos proporcionar a isonomia entre os servidores da PMB. Hoje, nós somos tratados de forma diferente pelo Executivo, não possuímos o mesmo tratamento que um servidor estatutário municipal possui”, pontuou Jeferson.
-
-
VEJA TAMBÉM:
Logo após a reunião foi aprovado na sessão, por unanimidade, o requerimento a respeito da moção de apoio referente à aprovação do Projeto de Lei que altera a lei municipal nº 9.218/2016, a qual regulamenta e cria empregos públicos de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias.
Outras fotos:
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
VEJA TAMBÉM:
Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já se comprometeram a pagar os R$ 2.424.
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias vivem um momento singular, não apenas pela grande vitória estabelecida por meio da Emenda Constitucional 120/2022, que garantiu uma série de direitos, além dos 2 salários, mas, em face da aceitação por parte dos prefeitos que estão se antecipando ao repasse do Governo Federal e pagando o novo piso à duas categorias. Confira a lista das cidades que já pagaram e as que se comprometeram em pagar, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Confederação de Municípios diz que pagamento do Piso deve ocorrer após nova Portaria.
O pagamento do piso de agentes comunitários de saúde só deve ocorrer após edição de nova portaria; orienta CNM - Confederação Nacional de Municípios.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!