Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois do temor da extinção.
Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois do temor da extinção
Grupos no WhatsApp | No último fim de semana, oito ararinhas-azuis foram soltas em Curaçá, no sertão baiano.
-
-
Nascidas em viveiros, as aves passaram por um treinamento de dois anos para esse grande momento de vida livre! A espécie chegou a ser considerada extinta da natureza há 22 anos.
A soltura delas é uma das etapas do Plano de ação Ararinha-Azul, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a ONG ACTP e instituições privadas que apoiaram o projeto.
VEJA TAMBÉM:
“Se elas vão sair, fica por conta delas. O recinto vai ficar aberto o dia todo e elas vão poder sair e voltar, sendo um processo chamado de soltura branda. Pela noite, o lugar fica fechado, porque a gente não quer que entre nenhum predador”, explicou Camile Lugarini, coordenadora do projeto.
-
-
As ararinhas
As aves soltas foram cinco fêmeas e três machos que nasceram e foram criadas em um viveiro mantido pela ONG alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP), especializada em cuidar de papagaios ameaçados.
Os pesquisadores vão acompanhar a adaptação das ararinhas em vida livre por meio de um rádio colar que foi instalado em todas que foram soltas.
Além disso, vai ser feito o monitoramento constante da área em que elas devem circular, que tem muitas árvores caraibeiras, as preferidas das ararinhas-azuis para dormir.
Companhia das maracanãs
Junto com as ararinhas, foram soltas oito araras maracanãs que serão uma espécie de “professoras” para as jovenzinhas ararinhas-azuis se adaptarem à natureza.
VEJA TAMBÉM:
-
-
As maracanãs (Primolius maracana) são aves parecidas com as ararinhas-azuis em termos ecológicos, em relação aos locais de criação de seus ninhos, ou ainda os seus hábitos alimentares e comportamentais.
“As duas espécies são tão semelhantes que o último macho das ararinhas-azuis conhecido na natureza formou par com uma maracanã”, escreveu Icmbio em publicação.
Assista ao momento da soltura:
Por Jéssica Souza, SNB.
Envie informações de sua categoria, em sua cidade à redação do JASB por e-mail: agentesdesaude(sem spam) @gmail.com ou por meio dos formulários de conato da página.
Receba notícias direto no celular entrando nos nossos grupos. Clique na opção preferida:
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
VEJA TAMBÉM:
Pagamento do Piso: Confira a lista das cidades que já pagaram os R$ 2.424.
Dobra o número de cidades que pagam o novo Piso aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias . Confira a lista das cidades que já pagaram o novo Piso, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
CONASEMS emite nota técnica informando que os municípios são obrigados a pagar o novo Piso.
O CONASEMS - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, por meio de Nota Técnica, manifestou-se favoravelmente aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, quanto as questões relacionadas ao pagamento do novo Piso Salarial Nacional, conforme valores estabelecidos pela Emenda Constitucional 120/2022.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!