Centenas de agentes de saúde e endemias estão sendo dispensando em Araguaína
Centenas de agentes de saúde e endemias estão sendo dispensando em Araguaína
Grupos no WhatsApp | A situação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Araguaína, que estão sendo desligado após atuação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), retrata a realidade das duas categorias em diversos municípios do país.
-
-
Centenas de servidores contratados de forma diferenciada ao que estabelece a Lei Federal 11.350/2006, que trabalham como Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias em Araguaína estão sendo dispensados de suas funções. O motivo é que o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou uma intervenção e recomendou a realização de processo seletivo público de provas ou de provas e títulos para os cargos.
VEJA TAMBÉM:
MPTO encaminhou documento ao prefeito Wagner Rodrigues e à secretária municipal de Saúde, Ana Paula. O promotor Airton Amilcar Machado Momo, da 6ª Promotoria de Justiça, fixou o prazo e estabeleceu o máximo de 30 dias para que seja providenciada a elaboração de processo seletivo, que esteja dentro da previsão estabelecida pela Lei 1.1350, de 2006.
Na visão do coordenador nacional da rede de voluntários da MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde, Samuel Camêlo, os agentes estão sendo penalizados por vícios de contratação que foi imposta pela gestão municipal. "Apesar de toda essa situação desagradável e estressante, tanto os agentes comunitários, quanto de combate às endemias podem ser beneficiados com toda essa tormenta, se esse processo seletivo levar em conta a capacitação, os cursos de qualificações, tempo de serviço etc., transformando essa vasta experiência em títulos a serem considerados durante o processo seletivo. Tanto o investimento dos recursos públicos, quanto a bagagem acumulada pelas duas categorias não podem ser descartadas, sem a devida valorização. Torcemos para que as duas categorias consigam passar por esse fase e obtenha a merecida vitória, comentou Samuel.
-
-
A recomendação foi entregue à prefeitura no dia 22 de março de 2022, data em que começou a contagem do prazo.
O editoria do JASB teve acesso a informações disponíveis A reportagem no Portal da Transparência de Araguaína, ficando claro que que a prefeitura possui 169 agentes contratados e outros 311 que estão como servidores efetivos. Seja analisada essa distinção. concurso público.
A gestão municipalista acatará a recomendação do MPTO, permitindo a permanecência nos cargos apenas os servidores que tenham sido contratados mediante processo de seleção pública. Todos os demais precisarão passar pela referido processo seletivo, para que retornem aos seus respectivos cargos, após a dispensa.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conforme estabelece o artigo 9º da Lei 1.1350, de 2006, afirma que “a contratação de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate às Endemias deverá ser precedida de processo seletivo público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para o exercício das atividades, que atenda aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.
A referida lei também estabelece que, quem estivesse nos cargos antes da publicação da norma, em 2006, pode permanecer no exercício das atividades somente até que fosse concluída a realização de processo seletivo público, caso não tenham sido submetidos a ele.
Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida da categoria. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
VEJA TAMBÉM:
Caminhos da Saúde: livro reúne 31 agentes comunitários do Brasil que narram suas histórias
No Brasil, existem cerca de 265 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que têm o papel de monitorar milhares de famílias atendidas, verificar se as vacinas estão em dia, encaminhar gestantes para o pré-natal e outros serviços considerados de atenção básica. Mas o papel desses profissionais vai muito além disso e está retratado em livro.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Lista das cidades que pagaram o Reajuste de R$ 1.750 do Piso Nacional dos ACS/ACE
Fique atento sobre as cidade que estão pagando o Reajuste do Piso Nacional. Ainda no dia 08 de janeiro de 2022, fizemos uma matéria exclusiva sobre a primeira cidade a declarar que pagaria o novo Reajuste do Piso Nacional aos ACS/ACE, em valor de R$ 1.750, Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!