Ceará debate mudança de regime dos agentes comunitários de saúde
Ceará debate mudança de regime dos agentes comunitários de saúde
Grupos no WhatsApp | A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, nesta quarta-feira (23/03), às 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, audiência pública para debater a mudança de regime dos agentes comunitários de saúde (ACS) vinculados ao quadro suplementar de pessoal da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
-
-
O debate foi requerido pelo deputado Carlos Felipe e atende a uma solicitação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (SindSaúde).
A audiência deverá debater a Lei 14.101, de 10 de abril de 2008, que concretizou a transposição dos ACS com vínculos funcionais precários para o quadro suplementar da Sesa.
VEJA TAMBÉM:
A lei adotou um regime especial para guiar as relações de trabalho entre Sesa e ACS, mas, segundo os profissionais, ela contém aspectos discriminatórios em termos de direitos entre os servidores públicos do quadro efetivo da Sesa e os ACS.
-
-
O deputado Carlos Felipe afirma que esses aspectos ferem a isonomia entre os servidores da Sesa, de forma a dividi-los em dois tipos: "aqueles regidos pelo Estatuto do Servidor e aqueles efetivados por meio da Lei 14.101/2008”.
“Em nenhum município cearense registra-se a discriminação vivenciada pelos ACS vinculados ao quadro de pessoal da Sesa. Ao contrário, todos os entes municipais deram aos ACS efetivados o mesmo abrigo legal existente para os demais servidores públicos. Apenas Fortaleza, Baturité e Crato adotaram o regime previsto pela CLT, mas Fortaleza e Baturité já facultaram aos ACS a migração para o regime estatutário”, explica.
VEJA TAMBÉM:
Para o debate, foram convidados representantes do SindSaúde, do Ministério Público do Trabalho do Estado do Ceará, da Secretaria de Saúde do Estado, das associações de agentes de saúde e do Fórum Nacional das Entidades Representativas dos ACS, além de agentes comunitários de endemias.
Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
E-mail:[email protected]
Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
VEJA TAMBÉM:
Presidente da FNARAS faz denuncia gravíssima sobre "panelinha" para impedir pagamento do Reajuste do Piso Nacional
Desde o segundo semestre de 2021 que as articulações em Brasília, visando a garantia do Reajuste do Piso Nacional, vem sendo feitas. Entre idas e vindas de lideranças ao Distrito Federal, o que se tornou fato é que nada tem sido fácil para os diretores da CONACS e diretores da Associação Fnaras. Veja a matéria completa, aqui!
URGENTE: quem são os 150 mil ACS's e quase 35 mil ACE's que não farão o curso? Saiba agora!
Durante toda a semana o JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil fez ampla divulgação sobre as inscrições para os cursos técnicos de formação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Tal ação possibilitou que centenas de milhares de ACS/ACE tivesse acesso as informações, inclusive, o edita...
VEJA TAMBÉM:
-
-
Lista das cidades que pagaram o Reajuste de R$ 1.750 do Piso Nacional dos ACS/ACE
Fique atento sobre as cidade que estão pagando o Reajuste do Piso Nacional. Ainda no dia 08 de janeiro de 2022, fizemos uma matéria exclusiva sobre a primeira cidade a declarar que pagaria o novo Reajuste do Piso Nacional aos ACS/ACE, em valor de R$ 1.750, Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!