Mais de 1.800 novos agentes comunitários de saúde chegam às unidades do Rio de Janeiro
1.800 novos agentes comunitários de saúde chegam às unidades do Rio de Janeiro
Canal da Federalização | A previsão é que até nesse mês de março, mais de 1.800 profissionais começam a atuar nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.
-
-
Na segunda-feira (21/02), 871 novos agentes comunitários de saúde (ACS) chegaram às unidades básicas de saúde administradas pelo Viva Rio, e mais 931 vão começar a atuar, a partir desse mês de março, nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde sob gestão da organização. Por serem ‘o primeiro contato’ com as famílias, o papel destes agentes é fundamental para a saúde pública e o bem-estar da população.
O agente comunitário de saúde tem como função mapear as comunidades e desenvolver estratégias voltadas aos moradores locais junto a suas unidades básicas. Mas para quem trabalha diretamente na linha de frente é muito mais simples e próximo: “Cuidar das pessoas é a principal missão dos agentes comunitários de saúde”, definiu Cleir dos Reis Vianna, de 61 anos, atuante há quase 10 anos como ACS no Centro Municipal de Saúde São Godofredo.
VEJA TAMBÉM:
-
-
“Eu nunca pensei em trabalhar com saúde, mas percebi que o trabalho do agente comunitário é cuidar. Nós criamos vínculos, sabemos das vidas de quem atendemos, vamos atrás, fazemos o máximo para cuidar das pessoas”, lembrou Cleir.
Para a assessora técnica da Estratégia de Saúde da Família do Viva Rio, Marianna Rocha, o papel do agente comunitário é fundamental para o atendimento eficiente das famílias das comunidades. “Ele é alguém importante no repasse de informações e na educação em saúde. O ACS conhece a dinâmica dos territórios, consegue organizar a circulação da equipe médica. É um grande articulador, que facilita a vida do paciente no acesso à unidade básica de saúde”.
Jaciene Araújo Nery, de 38 anos, assim como Cleir, também é agente comunitária no CMS São Godofredo – reformado recentemente e entregue à população. Ela lembrou que atende dezenas de famílias, mas que cria laços com todos. “Não conhecemos o paciente como um número ou atendimento, mas conhecemos como Dona Maria ou Seu João”, brincou.
-
-
Viva Rio
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
-
-
VEJA TAMBÉM:
Descoberto os segredos da FNARAS, instituição fundada por ex-diretores da CONACS
A principal pauta defendida pela FNARAS é a PEC 14. Esse é o principal motivo, que tem levado os diretores da associação à Brasília. — Foto/Reprodução.
Atualmente os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de todo o Brasil tem vivido um terrível drama, em relação ao Reajuste do Piso Nacional. Até hoje, muitos não sabem o que houve. O repasse que deveria ser feito pelo Governo Federal não ocorreu. Mas, qual a relação dessa situação com a FNARAS? Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Lista das cidades que pagaram o Reajuste de R$ 1.750 do Piso Nacional dos ACS/ACE
Fique atento sobre as cidade que estão pagando o Reajuste do Piso Nacional. Ainda no dia 08 de janeiro de 2022, fizemos uma matéria exclusiva sobre a primeira cidade a declarar que pagaria o novo Reajuste do Piso Nacional aos ACS/ACE, em valor de R$ 1.750, Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!