Presidente da FNARAS faz denúncia gravíssima sobre "panelinha" para impedir pagamento do Reajuste do Piso Nacional
Presidente da FNARAS faz denuncia gravíssima sobre "panelinha" para impedir pagamento do Reajuste do Piso Nacional
Grupos no WhatsApp | Desde o segundo semestre de 2021 que as articulações em Brasília, visando a garantia do Reajuste do Piso Nacional, vem sendo feitas. Entre idas e vindas de lideranças ao Distrito Federal, o que se tornou fato é que nada tem sido fácil para os diretores da CONACS - Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e nem para os diretores da Associação Fnaras - Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE.
-
-
É fato que até hoje, nenhum dos mais de 385 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias conseguiram entender qual o motivo real do pagamento do Reajuste do Piso Nacional não ter sido realizado. A previsão era de que o pagamento seria efetuado nos primeiros dias de fevereiro com valor retroativo à janeiro. Contudo, ninguém viu a cor dos R$ 200,00 extras. Salvo os municípios em que a gestão decidiu cumprir o valor para receber do Governo Federal, mais adiante.
O que a Associação FNARAS havia deixado claro é que a responsabilidade era do Congresso Nacional ou do Governo Federal. Não havia nada definido, além disso. Contudo, em live realizado por diretores da instituição, surgiu algo que chamou a atenção de todos que acompanhavam os colóquios. Algo que interessa muito a todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de todo o Brasil. Vejamos!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Manifestações em Brasília
Os atos de protestos em Brasília sob a coordenação da FNARAS teve início no dia 09 de março. A convocação foi realizada logo após a CONACS ter realizado a primeira convocação para o "Dia D," agendado para o dia 16 março.
A agenda da FNARAS se ampliou, de forma que no "Dia D," convocado pela Confederação Nacional, os diretores da Associação também estavam no Distrito Federal.
O objetivo das duas agendas, dos dois eventos era a garantia do reajuste do Piso Nacional para o valor de R$ 1.750. Reajuste já aprovado pelo Congresso Nacional, contudo, que não foi pago até o dia de hoje. Segundo a direção da FNARAS por responsabilidade do Congresso Nacional e do Governo Federal, conforme já informamos. Estaria o poder legislativo e o executivo juntos para impedir o pagamento do reajuste ou haveria mais alguma coisa "oculta?"
"Gente da categoria está impedindo o pagamento"
Sem apresentar nenhuma prova e sem citar nome algum, a diretora presidente da FNARAS, Marivalda Pereira Araujo, fez uma denúncia gravíssima: ela disse que "tem dedo de gente nossa aí, inclusive, de agente aí, fazendo panelinha pra não sair (o pagamento do reajuste do Piso Nacional) ou sair quando quiser e a gente não vai deixar isso acontecer. Nós deixamos isso muito claro!"
-
-
A quem Marivalda se referia ao fazer tais acusações? Se ela tem prova do que está falando, por que não as apresenta? O objetivo de tal afirmação seria para responsabilizar a alguém de outra instituição? Ou para se esquivar pela falta de habilidade, em administrar a situação? Situação que já se arrasta a quase um ano, se levado em conta o início das idas e vindas à Brasília para estabelecer um reajuste. Que deveria ter sido pago, desde fevereiro com valor retroativo à janeiro.
A FNARAS tem declarado que é uma instituição séria, comprometida nacionalmente com todos os ACS/ACE do país. Possui uma das maiores lideranças a nível nacional, que é a Dra. Elane Alves. Portanto, em respeito aos mais de 385 mil agentes, Marivalda Pereira Araujo precisa informar quem é o agente que está impedindo o pagamento do Reajuste do Piso Nacional. Caso contrário ficará claro que tudo não passou de uma tentativa lamentável de responsabilizar a outro "agente," por algo que não consegue administrar.
Confira a acusação realizada por Marivalda Pereira Araujo em live da FNARAS:
-
-
VEJA TAMBÉM:
Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas.
Faça o seu comentário aqui!