CST - Câmara Setorial Temática dos ACS/ACE cumpre agenda
Grupos no WhatsApp | ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO - Relatório traz recomendações como cursos para os agentes e melhorias às carreiras.
-
-
A Assembleia Legislativa realizou na tarde de hoje (21), a 11ª reunião remota da Câmara Setorial Temática (CST) dos Agentes de Saúde e Endemias, requerida pelo deputado Max Russi (PSB). A CST abriu seus trabalhos no dia 16 de agosto de 2019 e hoje aconteceu a última reunião do grupo, com a entrega do relatório final correspondente ao período de até dezembro de 2022.
“A câmara já extrapolou o prazo regimental, porém foi permitida a entrega do balanço total até ao término deste ano. Realizamos a última sessão da CST trazendo um tema que não havia sido abordado ainda em nossas reuniões ordinárias, que é o relacionamento entre Poder Executivo e os agentes comunitários de saúde, em específico, os rurais”, revelou o relator da CST, Carlos Eduardo Santos.
VEJA TAMBÉM:
Durante a reunião, a coordenadora de atenção primária da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Sandra Amorin, fez uma explanação sobre o confinamento da atenção básica de Mato Grosso do Programa de Apoio à Saúde Comunitária de Assentados Rurais (PASCAR). Na sua explanação, falou que em 2000, durante o governo de Dante de Oliveira, foi iniciado “esse repasse para atuação de profissionais na atenção primária. Portanto, temos a função de apoiar e assessorar tecnicamente e, especialmente, financeiramente”, apontou ela.
-
-
Dr. Carlos Eduardo Santos Câmara, relator da Câmra Setorial Temática dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. — Foto/Reprodução.
Segundo Regina Amorin, naquela oportunidade, foram definidas diretrizes da política de atenção primária para o Estado de Mato Grosso, operacionalizando a política nacional dentro do território estadual. Em 2002 foi estabelecido o primeiro repasse ‘"fundo a fundo" no estado
“A partir de informações do Incra e do Intermat, a gente faz o mapeamento dos nossos assentamentos rurais e todo registro acima de 50 famílias o município pode pleitear um co-financiamento caso seja implantado um agente comunitário de saúde”, esclareceu Amorin.
Segundo a coordenadora, o repasse passou por uma reestruturação em 2016. Ela informou que o repasse é feito na forma de co-financiamento do governo estadual para os municípios, para que possam investir na atenção primária de saúde.
VEJA TAMBÉM:
-
-
“Automaticamente, todo mês fazemos o monitoramento. Com as informações são feitos os repasses à esses municípios para investir na qualificação do agente comunitário, em equipamento de proteção individual e em meio de transporte”, explicou Amorin.
Para o relator da CST, as informações da coordenadora foram fundamentais para a conclusão das recomendações no relatório final.
“Por exemplo, a primeira delas [recomendações] é o curso técnico dos agentes, que está em andamento. Ele foi elaborado pela equipe técnica da CST, já concluiu a primeira turma e está na segunda. Outro ponto é ampliar o projeto do Governo do Estado para melhorar as condições dos agentes comunitários. Todas as recomendações foram colocadas no relatório final que serão enviadas, agora, para os governos estadual e federal”, lembrou o relator.
Foto: ANGELO VARELA / ALMT
JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social
-
-
Acompanhe as Redes sociais ligadas ao JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil e fique por dentro dos principais acontecimentos envolvendo as duas categorias de forma ampla e com a imparcialidade que todos desejam.
Autorizada a reprodução, desde que a fonte seja citada com o link da matéria.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Presidente da FNARAS faz denuncia gravíssima sobre "panelinha" para impedir pagamento do Reajuste do Piso Nacional
Desde o segundo semestre de 2021 que as articulações em Brasília, visando a garantia do Reajuste do Piso Nacional, vem sendo feitas. Entre idas e vindas de lideranças ao Distrito Federal, o que se tornou fato é que nada tem sido fácil para os diretores da CONACS e diretores da Associação Fnaras. Veja a matéria completa, aqui!
URGENTE: quem são os 150 mil ACS's e quase 35 mil ACE's que não farão o curso? Saiba agora!
Durante toda a semana o JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil fez ampla divulgação sobre as inscrições para os cursos técnicos de formação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Tal ação possibilitou que centenas de milhares de ACS/ACE tivesse acesso as informações, inclusive, o edita...
VEJA TAMBÉM:
-
-
Lista das cidades que pagaram o Reajuste de R$ 1.750 do Piso Nacional dos ACS/ACE
Fique atento sobre as cidade que estão pagando o Reajuste do Piso Nacional. Ainda no dia 08 de janeiro de 2022, fizemos uma matéria exclusiva sobre a primeira cidade a declarar que pagaria o novo Reajuste do Piso Nacional aos ACS/ACE, em valor de R$ 1.750, Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!