Agente de Saúde pratica amor e fé em resposta a xingamentos
Agente de Saúde pratica amor e fé em resposta a xingamentos
Grupos no WhatsApp | Cris reclama da agressividade e, muitas vezes, indiferença àqueles que trabalham pela saúde coletiva.
-
-
A agente comunitária de saúde e vendedora autônoma Cristiane Spohr, de 43 anos, tem uma estratégia própria para lidar com a falta de empatia, respeito, e, muitas vezes, agressões verbais que ela e colegas enfrentam, cotidianamente.
“Falta de confiança, xingamentos e humilhações ocorrem com frequência”, lamenta Cristiane.
Ela se refere à maneira como muitos moradores reagem à presença do agente de Saúde em suas residências.
Há 12 anos percorrendo bairros, sob sol e chuva, orientando moradores em defesa da saúde coletiva, Cris se viu na necessidade de responder aos insultos e desrespeitos.
VEJA TAMBÉM:
Não confrontando-os, mas espalhando seu amor e fé.
-
-
E foi assim que, há mais de dois anos, surgiu o projeto “Gotinha da Palavra”.
Por meio de mensagens, muitas vezes extraídas da Bíblia, sem se referir a essa ou aquela religião, Cris distribui calma e reconforto.
Todas as manhãs, em vídeo curtos, de, no máximo, um minuto, o amor e a fé dela chegam aos agentes, colegas de outras áreas da Saúde, amigos das redes sociais, entre outros.
Fragmento de uma das mensagens dela: “Vamos acalmar essa tempestade que está acontecendo dentro do seu coração e mente. Na hora da sua aflição, clamaram ao senhor, ele acalmou a tempestade, tornando-a uma brisa, os alegrou e os guiou ao porto desejado”
-
-
Por trás do amor, fé e alegria espalhados, Cris vive um drama familiar, que, na análise dela, está sendo guiado pelo Senhor ao porto desejado.
Há dois meses, o marido dela, Valdevino Aroldo Nunes, de 45 anos, foi diagnosticado com uma doença renal que o levou à máquina de hemodiálise.
VEJA TAMBÉM:
Personal trainer autônomo, Valdevino está sem condições de trabalhar e, consequentemente, sem salário.
Cris, cuja renda completava o orçamento familiar, tornou-se provedora.
A queda brusca da renda já provou muitas mudanças na vida do casal e dos filhos.
Além da maratona em busca de assistência em saúde, a família foi obrigada a mudar de casa.
-
-
Sem moradia própria, recorreu ao aluguel que cabe no novo orçamento.
Em sua fé inabalada, enfrentando seus próprios dramas, ela diz que o que vem praticando faz bem a ela e aos outros.
O termômetro dela são as respostas em agradecimento e as cobranças diárias.
“Se atraso no envio do vídeo, começo a ser cobrada. 'E aí, estou esperando sua Gotinha da Palavra'”, conta ela
.Sobre os xingamentos e humilhações da rotina de agente de Saúde Cris diz: “Não digo nem que queremos reconhecimento, mas devem nos receber e respeitar”.
Por ALECY ALVES, Diário de Cuiabá
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil.
O jornalismo do JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
-
-
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
VEJA TAMBÉM:
Presidente da FNARAS faz denuncia gravíssima sobre "panelinha" para impedir pagamento do Reajuste do Piso Nacional
Desde o segundo semestre de 2021 que as articulações em Brasília, visando a garantia do Reajuste do Piso Nacional, vem sendo feitas. Entre idas e vindas de lideranças ao Distrito Federal, o que se tornou fato é que nada tem sido fácil para os diretores da CONACS e diretores da Associação Fnaras. Veja a matéria completa, aqui!
URGENTE: quem são os 150 mil ACS's e quase 35 mil ACE's que não farão o curso? Saiba agora!
Durante toda a semana o JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil fez ampla divulgação sobre as inscrições para os cursos técnicos de formação de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Tal ação possibilitou que centenas de milhares de ACS/ACE tivesse acesso as informações, inclusive, o edita...
VEJA TAMBÉM:
-
-
Lista das cidades que pagaram o Reajuste de R$ 1.750 do Piso Nacional dos ACS/ACE
Fique atento sobre as cidade que estão pagando o Reajuste do Piso Nacional. Ainda no dia 08 de janeiro de 2022, fizemos uma matéria exclusiva sobre a primeira cidade a declarar que pagaria o novo Reajuste do Piso Nacional aos ACS/ACE, em valor de R$ 1.750, Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!