Parlamentar da bancada governista solicita ao Ministério da Saúde e à ANVISA suspensão da vacinação infantil para investigação de reações
PIS/PASEP | A deputada federal da bancada governista, Carla Zambelli, solicita ao Ministério da Saúde e à ANVISA suspensão da vacinação infantil para investigação de reações adversas constatadas em crianças na Paraíba.
-
-
A deputada Carla Zambelli oficiou o Ministério da Saúde e a ANVISA, na última segunda-feira (17) cobrando providências após o caso de crianças que tiveram reações adversas por receberem doses para adultos na Paraíba.
Ela solicitou a suspensão da aplicação da vacinação infantil até a reavaliação da segurança, uma vez que adolescentes recebem doses para adultos e a diferença de idade entre as crianças que receberam a dose adulta e os adolescentes é pouca.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Zambelli pontua, no documento, relatos amplamente divulgados na mídia de que os efeitos colaterais decorreriam da aplicação equivocada da versão da vacina Comirnaty destinada a adultos, e, portanto inadequada para o referido público-alvo.
Ao site G1, mães relataram algumas reações que seus filhos tiveram.
“Febre depois da vacina, uma gripe que deu nele que até agora ele tá gripado. E passou quatro dias com o braço sem poder mexer”, disse Maria das Neves. “Febre alta, 40 graus de febre e vômito. Deu dipirona [na UBS] e a médica consultou, ficou em observação em casa, tomando vitamina C e antitérmico. A médica viu [o cartão de vacinação] e não disse nada”, relatou Janete Quirino.
VEJA TAMBÉM:
-
-
Ela reforça a importância “da adoção de medidas seguras e eficazes no combate à pandemia”, contudo, entende que, “em primeiro lugar, deve ser priorizada a plena segurança de todos aqueles que optem por receber a imunização” e cita o art. 7º, caput, do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual assegura “o direito ao desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.
O ofício também foi encaminhado para a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, a Secretaria de Saúde do Município de Lucena e para o Ministério Público Federal.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil com informações do Portal G1.
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
Conteúdo relacionado:
-
-
Associação FNARAS cumpriu agenda e jornada de reuniões em vários municípios
A Associação FNARAS - Fórum Nacional das Representações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias realizou na última semana uma intensa jornada de reuniões em vários Municípios no Estado de... Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Agente Comunitário de Saúde internado com Covid pede ajuda para sobreviver
O Agente Comunitário de Saúde de Cuiabá, Enio Marques da Silva, casado, tem um filho de 4 anos, é servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Cuiabá e encontra-se internado na UTI do Hospital Santa Rita no município de Várzea Grande em tratamento do covid-19 com 80% do pulmão comprometido. Ele precisa de sua ajuda para comprar uma medicação de elevado valor. Se cada um ajudar com o que pode, sem dúvida, será possível adquirir a medicação. Saiba mais, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!