Força Nacional do SUS: Ministério da Saúde capacita profissionais de saúde
Força Nacional do SUS: Ministério da Saúde capacita profissionais de saúde
Camisas para ACS/ACE | O Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Amazonas, iniciou, na quinta-feira (25/11), a capacitação “Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV)” para profissionais de saúde e segurança no Estado. O curso foi realizado até o sábado (27/11) reunindo médicos, enfermeiros, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bombeiros, servidores da Defesa Civil, trabalhadores de órgãos de trânsito e da segurança pública.
-
-
A abertura do evento aconteceu na quinta-feira, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, onde também foi realizado o primeiro módulo do curso. A atividade prática de simulação realística foi na área de concentração do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, no sábado, com a presença de autoridades. O Amazonas é o segundo estado da federação a receber a capacitação.
A secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Bruna Machado, ressaltou a importância desta capacitação de forma integrada, envolvendo vários órgãos, que auxiliará para que os resgates em incidentes com múltiplas vítimas sejam exitosos no estado.
VEJA TAMBÉM:
“O objetivo do curso é capacitar todos os envolvidos que estão na linha de frente. Acreditamos que esses participantes serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos durante o evento. A qualificação desses profissionais demonstra a preocupação do Governo do Estado em integrar e capacitar os profissionais de diversas esferas para garantir o fortalecimento da rede de urgência e emergência, assim subsidiando condições favoráveis para que o trabalho em conjunto seja realizado com êxito”, declarou.
-
-
O superintendente do Ministério da Saúde no Amazonas, Paulo Ricardo Loureiro, destacou a importância do curso para o fortalecimento da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O curso é muito importante. A Força Nacional tem levado essa iniciativa para todo o país. A última foi feita, recentemente, no Espírito Santo capacitando diversos profissionais, do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha, Aeronáutica, Secretaria de Saúde do Estado, médicos, Defesa Civil. Esse evento para o Ministério da Saúde agrega valor no nosso suporte como Força Nacional”, afirmou.
Para a coordenadora da remoção inter-hospitalar do Samu, enfermeira Lídia Freitas, o treinamento irá resultar em um melhor atendimento à população.
“O benefício não é só para a categoria Samu, mas para todos os órgãos envolvidos e especificamente para a população que venha necessitar do nosso serviço quando acometida por um incidente de múltiplas vítimas”, disse.
VEJA TAMBÉM:
Treinamento completo – O curso aconteceu com simulados teóricos e práticos, proporcionando debates e reflexões críticas para exercícios de cena de situações prováveis tanto do cotidiano quanto para atendimentos de possíveis acidentes graves no estado.
-
-
A capacitação foi ministrada por instrutores especialistas da Força Nacional do SUS, com a participação de 230 profissionais da SES-AM, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual e Municipal, das Polícias Civil e Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que recebem um certificado no término das atividades.
Para realização do curso, o Ministério da Saúde, por meio da SES-AM, conta com a parceria de diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Manaus, Polícias Civil e Militar; Polícias Federal e Rodoviária Federal, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Atividade prática – No sábado (27/11), foi realizado exercício prático por meio da simulação do atendimento, integrando profissionais da saúde e segurança, em um incidente envolvendo múltiplas vítimas, que foram representadas por voluntários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Durante o simulado de cena, os participantes do curso tiveram a oportunidade de exercitar o planejamento conjunto em situações que empreguem resposta coordenada.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
Inscreva-se no canal do JASB no YouTube, WhatsApp, Telegram ou Facebook.
-
-
Federalização:
Prefeitura acata decisão da Justiça e exonera agentes comunitários e de combate às endemias
Segundo informações da Prefeitura, a gestão cumpriu decisão judicial e exonerou agentes comunitários e agentes de combate às endemias. A justiça considerou o exercício da função ilegal e, por isso, eles não poderiam continuar mais no cargo... Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
Os Agentes de Saúde e os dirigentes sindicais que se perpetuam no poder, quem paga essa conta?
Nessa matéria o agente comunitário de saúde Eliomar Neves* (Itapebi - BA) projeta a reflexão dos colegas da categoria, sobre uma matéria que trata da postura anti-sindical de algumas lideranças, que buscam se manter nos sindicatos por tempo indeterminado. Situação que faz do cargo uma carreira com garantias e privilégios exclusivos, inacessível aos demais membros da própria categoria... Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
-
-
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!