Solenidade comemora um ano da Lei Estadual do dia do Agente Comunitário de Saúde
Solenidade comemora um ano da Lei Estadual do dia do Agente Comunitário de Saúde
Agentes de Saúde | O Governo do Estado comemorou um ano da Lei Estadual nº 10.660/2020, que instituiu o dia 4 de outubro como o Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias no Rio Grande do Norte.
Durante solenidade realizada na quarta-feira (13), no Espaço Celina Guimarães no Centro de Convenções de Natal, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância da homenagem e relembrou a luta pelo reconhecimento destes profissionais.
“Essa luta não vem de hoje. Passa um filme na minha cabeça, desde a luta da categoria por um piso salarial e a regulamentação como categoria na área da saúde. Os agentes têm o papel estratégico na prevenção, e quanto mais se previne, menos adoece.
VEJA TAMBÉM:
Esses profissionais arriscaram a vida de porta em porta, cuidando, promovendo a saúde quando não se tinha vacina contra a covid-19, por isso essa data é para ser lembrada eternamente, todos os dias", afirmou Fátima Bezerra.
Além de sancionar a Lei que institui o dia estadual dos Agentes, proposta pelo deputado Hermano Morais, a governadora lembrou que, enquanto deputada federal, foi relatora da Proposta de Emenda à Constituição que regulamentou o piso salarial para esses profissionais e que, a partir da criação do plano de carreira, foi possível garantir que o repasse do governo federal para as prefeituras fosse utilizado integralmente para o pagamento do salário dos agentes em todo o país.
Enquanto senadora, recordou a luta pela aprovação de uma série de novos benefícios sociais e trabalhistas para essas categorias, através de um projeto que atualizou a legislação.
VEJA TAMBÉM:
Entre os benefícios aprovados, estavam iniciativas voltadas à valorização dos agentes como a preferência no Minha Casa Minha Vida, o reconhecimento do tempo de serviço para aposentadoria e o adicional de insalubridade.
Secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia ressaltou a contribuição dos agentes na estruturação do Sistema Único de Saúde, através da interação com as famílias na busca de uma assistência eficaz.
"O agente comunitário é o elo afetivo e efetivo com a comunidade. São eles que conhecem a realidade local de perto e são a promoção e a proteção da saúde. Os agentes de combate às endemias atuam para evitar a transmissão das doenças e com a pandemia a relevância é maior ainda. São eles que chegam primeiro no lugar em que ninguém chegou, orientam, cuidam e pensam na saúde.”
VEJA TAMBÉM:
Hoje, no RN, são 10 mil agentes. Eles atuam em ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS que normatizam a saúde preventiva e a atenção básica em saúde, com objetivo de ampliar o acesso da comunidade assistida às ações e aos serviços de informação, de saúde, de promoção social e de proteção da cidadania, sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.
Além dos já citados, também participaram da solenidade: deputado estadual Hermano Morais, representando a Assembleia Legislativa; subcoordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesap, Tatiane Jesus; representantes do Conselho Estadual de Saúde; do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN - COSEMS; representações do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agente de Combate à Endemias; servidores da Sesap.
JASB - Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil
O jornalismo do Conexão Notícia precisa de você para continuar marcando ponto na vida das pessoas. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de qualquer valor, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado! Veja como doar aqui!
Confira os preços baixos de nossa loja, aqui!
VEJA TAMBÉM:
Moto: Agentes Comunitários de Saúde ganham veículo para trabalhar
“Sempre defendi a saúde preventiva, principalmente nesse período difícil de pandemia, e esse é o principal papel dos agentes de saúde, por isso, é tão importante dar estrutura para que continuem desenvolvendo o trabalho de visitas domiciliares e orientações a população”, destacou a deputada. Veja a matéria completa, aqui!
VEJA TAMBÉM:
Como fica o Projeto que prevê piso salarial de R$ 2.384,00 para os Agentes de Saúde (ACS/ACE) em 2022.
Os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias precisam com urgência de definição do Piso Salarial Nacional para 2022. A tramitação da proposta do Deputado Federal Hildo Rocha pretende acabar ... Veja a matéria completa, aqui!
Conteúdo relacionado:
Faça o seu comentário aqui!